Primeiro transplante renal de doação cruzada começará a fazer-se em Espanha no princípio de 2009

2 de outubro de 2008

O primeiro transplante renal de "doação cruzada" em Espanha efectuar-se-á no princípio de 2009, para o que já existem cerca de 30 pares candidatos que, ao não serem compatíveis com o receptor, poderão trocar os seus rins com outro par na mesma situação, anunciou o director da Organização Nacional de Transplantes, Rafael Matesanz.

O programa de "doação cruzada" poderá aumentar em 30% os transplantes de rim de dador vivo e aplica-se aos casos em que existe incompatibilidade de grupo sanguíneo, ou porque o receptor desenvolveu anticorpos contra o dador, entre outras questões, afirmou Matesanz.

Iniciar-se-á, em princípio, nos seis hospitais espanhóis com mais experiência de dador vivo: o Hospital Clínico e a Fundação Puigvert de Barcelona, o 12 de Outubro em Madrid, o Juan Canalejo na Corunha, o Virgem das Neves de Granada e o Virgem de Rocio em Sevilha.

Posteriormente, numa segunda fase, o sistema cruzado estender-se-á a toda a Espanha, sublinhou o director da ONT. Matesanz explicou ainda que a "doação cruzada" se produz quando existe incompatibilidade entre dador e receptor, por exemplo num par em que um deles quer doar ao outro que precisa de um rim. Então, esse par entrará numa base de dados nacional para poder trocar o seu rim em qualquer lugar do país. O acolhimento do programa, que reuniu as diferentes equipas médicas, foi excelente por parte das famílias dos doentes, já que supõe uma "esperança" e representa mais uma porta aberta.

Até agora, cerca de 30 pares são candidatos, uns já totalmente comprometidos e outros estão ainda a preparar-se para a "doação cruzada", que já se faz nos EUA, Coreia e Holanda. Para levá-la a cabo, segundo Matesanz, é necessário fazer os dois transplantes ao mesmo tempo, para que ninguém se arrependa, e com todas as garantias legais e éticas. O Director da ONT quis lançar uma mensagem de optimismo e de esperança para todos aqueles que precisam de um transplante renal, porque cada vez têm mais possibilidades, e insistiu na doação de rins de dador vivo.

É necessário informar a população de que o dador vivo também existe e que, realmente, é a melhor solução para muitas pessoas que padecem de insuficiência renal Hoje em dia, quando uma pessoa tem insuficência renal, o melhor tratamento que se lhe pode oferecer é um transplante de dador vivo antes de começar a diálise, algo que não tem discussão começando pela estatística, afirmou.

O funcionamento de um rim de dador vivo é, em média de 19 anos, enquanto que se for de um cadáver, a média seria de 12 anos. Por isso, pediu que todas aquelas pessoas doentes que têm na sua família, a possibilidade de que alguém lhes possa dar um rim, que o faça, em especial para os jovens e os diabéticos, que beneficiariam muitíssimo de um transplante antes de começar a diálise.

Fonte:
http://actualidad.terra.es/sociedad/articulo/trasplante-renal-donacion-cruzada-hara-2754724.htm

1 comentários:

Anónimo disse...

Sou Angola e com uma insuficiencia renal cronica precisando de um transplante urgente estou neste momento em londres mas não consigo nada indicaram-me o vosso email para poderem-me ajudar.
Gostaria que me dessem o endereço ectronico ou fax para eu poder escrever e contar a minha historia
Hospital Clínico
Fundação Puigvert de Barcelona
12 de Outubro em Madrid
Juan Canelejo na Corunha
Virgem das Neves de Granada e o
Virgem de Rocio em Sevilha

Grata pela atenção
Drª Ana Costa