Médicos vão passar a usar bolsas anti-sépticas

6 de outubro de 2008

A medida vai permitir «lavar mãos» sem recorrer ao lavatório.

A falta de lavatórios suficientes para uma higiene das mãos eficaz dificulta o combate às infecções hospitalares, que afectam oito em cada cem doentes portugueses. Para combater o problema, médicos e enfermeiros vão passar a utilizar bolsas anti-sépticas, escreve a Lusa.

Para que a lavagem das mãos - com água e sabão ou solução anti-séptica - seja feita de uma forma uniformizada, Portugal vai aderir, na próxima quarta-feira, a uma campanha de higiene das mãos da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Infecção Associada aos Cuidados de Saúde (PNCI), Cristina Costa, a adesão de Portugal a esta campanha irá permitir que os profissionais recebam uma formação padronizada.

Os últimos dados sobre a prevalência de infecções em meio hospitalar indicam que 8,4 em cada cem doentes portugueses desenvolvem uma infecção associada aos cuidados de saúde, conforme recordou à Lusa a coordenadora do PNCI.

Cristina Costa, que é médica de saúde pública e chefe de divisão da segurança clínica da Direcção-Geral da Saúde (DGS), adiantou que estão actualmente a ser vigiadas as infecções nos cuidados intensivos, no bloco cirúrgico, nos cuidados de saúde neonatais e nos serviços de diálise.

Ler notícia completa: http://diario.iol.pt/sociedade/infeccoes-hospitalares-saude-medicos-lavar-maos-hospitais-bolsas-anti-septicas/998065-4071.html

0 comentários: