Exames necessários para ser dador vivo

27 de setembro de 2007

Se está a pensar doar um rim em vida, com certeza gostaria de saber quais os passos por que terá de passar. Saiba desde já que lhe será efectuado um exame médico completo e que a sua saúde será a primeira preocupação da equipa de transplantes.

A avaliação de um potencial dador pode ser dividida em sensivelmente 4 fases:


  1. Exames de compatibilidade (sanguínea e de tecidos)

  2. Exames de selecção iniciais

  3. Avaliação do potencial dador

  4. Marcação da Cirurgia
  • Exames de Compatibilidade : Terá de fazer análises ao sangue para verificar se você e o receptor têm tipos de sangue compatíveis e para ver o grau de compatibilidade genética (ou de tecidos), conhecida por HLA (Antigénios Leucocitários Humanos). Se o seu tipo de sangue não é compatível com o receptor saiba que ainda assim poderá ser possível doar o seu rim (leia mais aqui). Consulte aqui o mapa das compatibilidades de sangue. A análise dos HLA é um teste que permite prever de algum modo a probabilidade do rim ser rejeitado pelo receptor. Por outro lado, as células sanguíneas do dador e receptor são misturadas. É a chamada prova cruzada ou crossmatch. Se as células do receptor "matarem" as do dador, diz-se que o crossmatch é positivo. Caso contrário, diz-se negativo. Um crossmatch negativo significa que é muito pouco provável que o rim do dador seja rejeitado, enquanto que um crossmatch positivo significa que provavelmente o será. No passado, quando ocorria um crossmatch positivo, significa que não podia haver doação. Actualmente, novos avanços na imunologia permitem muitas vezes eliminar crossmatchs positivos.
  • Exames de Selecção iniciais: Nos exames iniciais serão efectuadas análises ao sangue e à urina. Será pedida um análise à urina de 24 horas, que mostrará com exactidão o quanto funciona o rim do potencial dador. Ao nível do sangue procurar-se-á saber, por exemplo, a que vírus o dador esteve exposto no passado. Às mulheres é pedido ainda um exame ginecológico (papanicolau) e ecografia mamária ou uma mamografia (dependendo da idade). Nos EUA, em alguns hospitais, é pedido ainda a todos os dadores com mais de 50 anos que façam uma colonoscopia. No nosso país não temos conhecimento da necessidade deste exame.
  • Avaliação do Potencial Dador: Se não forem encontrados problemas, serão efectuados exames adicionais. Encontrar-se-á com o nefrologista da equipa de transplantes, com o cirurgião, e ainda com um psicólogo. Terá de fazer um raio-x, um electrocardiograma e um AngioTAC dos rins.
  • Marcação da Cirurgia: A equipa de transplantes irá rever os resultados dos seus testes. Se a sua avaliação indicar grandes probabilidade de ser um bom dador e você tiver vontade de prosseguir, então será marcada uma data preparatória para o transplante. Na maioria das circunstâncias a data será entre 4 a 6 semanas após esta última revisão. O tempo que permanecerá no hospital dependerá do tipo de cirurgia que fizer, seja nefrectomia tradicional ou laparoscopia. Nas vésperas do transplante será efectuado um último crossmatch, para averiguar se este permanece ainda negativo.

Fonte: Johns Hopkins Comprehensive Transplant CenterLive - Kidney Donor Program - Quiet Heroes: A Guide to Living Kidney Donation.

0 comentários: