Uma pessoa candidata a um transplante deverá manter-se em forma, também no que diz respeito à parte nutricional. Se estiver malnutrida, poderá resultar numa maior dificuldade de cicatrização e numa maior taxa de infecções pós-cirúrgicas. Recomenda-se um suplemento multivitamínico específico para doentes renais, devido às restrições na dieta, as interacções entre os medicamentos e os nutricientes e possíveis complicações metabólicas decorrentes da própria doença.

Excesso de Peso
Tal como acontece com a generalidade da população, também os doentes renais têm vindo a ganhar peso e a tornar-se mais obesos. Alguns hospitais só aceitam pacientes para transplante dentro de um determinado IMC (índice de massa corporal), pois vários estudos têm documentado complicações acrescidas, quer ao nível da rejeição do rim, quer de infecções pós-cirúrgicas.

No entanto, também se deve agir com cuidado quanto à perda de peso. Dever-se-á aconselhar um aumento da actividade física, a qual irá resultar numa perda de massa gorda, mas retendo a massa corporal magra.

Consumo de Proteínas e EnergiaAs necessidades de proteínas e energia devem ser avaliadas caso a caso, tendo em conta necessidades especiais decorrentes de infecções, sintomas gastrointestinais como diarreia ou vómitos e comorbilidades, tais como colite ulcerosa ou HIV. Um doente em pré-diálise deverá ter uma restrição proteica e um aporte calórico mais elevado. Os pacientes em diálise deverão ter um consumo normal de calorias e proteínas. Sempre que possível, a actividade física durante a diálise, ou entre sessões, torna-se benéfica na optimização do status nutricional.

Depois do transplante
Depois de um transplante renal, os principais objectivos que se pretendem atingir com um cuidado nutricional são uma boa cicatrização, a redução de infecções e o combate aos efeitos adversos da medicação pós-transplante. Assim, deverá prescrever-se uma dieta alta em proteínas e calorias. Poderá também ser vantajoso um suplemento multivitamínico. É comum os níveis de fósforo no sangue baixarem após o transplante, pelo que é necessário monitorizá-los, e avaliar a necessidade da introdução de um suplemento. Também deverá prestar-se atenção ao controlo de peso, pois um aumento poderá contribuir para um risco acrescido de problemas cardiovasculares e diabetes. Por isso, deverá encorajar-se hábitos saudáveis, tais como a ingestão de gorduras monoinsaturadas, legumes e frutos secos e alimentos com nível elevado de fibra.






Fonte: http://www.renalandurologynews.com/nutritional-care-before-renal-transplantation/article/190606/#