Crianças aprendem a cuidar de si próprias

18 de abril de 2011

O Primary Children's Medical Center, nos EUA, criou recentemente um programa chamado "Movin' On Up", que permite ajudar as famílias de crianças com doenças crónicas a deixá-los crescer e tornarem-se independentes. O objectivo é, não só ajudar os jovens a aprenderem sobre si próprios e a tratarem das suas necessidades, como ajudar também os pais a começarem a demitir-se dessas tarefas.

Depois de vários anos a tratar dos seus filhos, assegurando que os medicamentos são tomados a tempo e horas, que as crianças não faltam a nenhuma consulta, que bebem água suficiente, que se mantêm saudáveis, pode tornar-se difícil para os pais acreditarem que os seus próprios filhos poderão ser responsáveis por assumir todas estas tarefas. E os filhos, por vezes nem tentam!

Este programa conta com a participação de médicos, enfermeiros, especialistas, e assistentes sociais, entre outros, os quais reunem com os pacientes, sem a presença dos pais no gabinete. Os jovens aprendem sobre quando e como tomar a medicação, os efeitos secundários, sinais de rejeição de um transplante, análises, quando ligar ao médico, etc.

O objectivo é que possam continuar a viver uma vida com liberdade, mas responsabilidade.

Aqui está mais uma boa ideia que poderia ser aplicada no nosso país!

Saiba mais: http://www.deseretnews.com/article/700104156/Children-learn-to-manage-their-health-care-for-life.html

0 comentários: