Reconhecer a rejeição de um rim transplantado através da urina

1 de fevereiro de 2010

A rejeição de um transplante é sempre a maior preocupação de um paciente transplantado e da sua família, apesar do cocktail de imunossupressores que é obrigado a tomar diariamente. Existe uma probabilidade de 40% de rejeição aguda nos primeiros 3 meses após o transplante, risco esse que vai diminuindo, mas que se mantém ao longo dos meses.

Infelizmente, o principal método de diagnóstico da rejeição é uma biopsia renal, um procedimento desconfortável e invasivo. Seria bem melhor que fosse desenvolvido um método de monitorização que envolvesse apenas análises à urina, porque a colheita de amostras é fácil e não implica desconforto físico. Também é provável que, em caso de rejeição, a urina reflicta algumas alterações.

A equipa liderada por Minnie Sarwal, e composta por investigadores da Universidade de Stanford, da Battelle e do Laboratório Nacional do Pacific Northwest adoptaram esta abordagem para ver se conseguiam identificar alguns biomarcadores na urina dos pacientes com rejeição aguda do rim transplantado. Assim, foram testados 10 pacientes, entre os 3 e os 19 anos, com uma rejeição aguda confirmada por biopsia. As suas amostras de urina foram comparadas com as amostras de pacientes com função renal estável.

Foram identificadas algumas proteínas que estavam presentes em abundância na urina dos pacientes com rejeição aguda.

Os investigadores reconhecem que é preciso analisar um número maior de pacientes antes de confirmar os resultados, assim como estudar a urina de pacientes adultos, mas trata-se de uma porta aberta para uma nova linha de investigação.

Fonte: http://www.spectroscopynow.com/coi/cda/detail.cda?id=22884&type=Feature&chId=10&page=1

4 comentários:

Josiane stelter disse...

Oi,gostaria q vcs me falassem sobre "DOENÇA RENAL POLICISTICA BILATERAL ACOMPANHADA DE OLIGODRAMNIO SEVERO"esse e meu caso estou com 35 semanas e mesmo indo ao medico me sinto desinformada,gostaria de saber se corro algum risco e se realmente meu bebe nao tera nenhuma chance..
Desde ja agradeço..

Criança e Rim disse...

Olá Josiane e bem-vinda ao Criança & Rim!

Sugerimos que coloque a sua questão no nosso fórum http://pub42.bravenet.com/forum/3551440163 , para que possa obter maior visibilidade e contribuições, inclusivamente da nossa médica nefrologista pediátrica.

Cumprimentos,

Marta Campos
Criança & Rim

Anónimo disse...

ola! sou transplantada a 5 anos fiz uma biopsia que o resultado foi rejeiçaõ aguda tubular estou um pouco preocupada se alguem tiver informações ou esclarecimento sobre o mesmo.

atenciosamente.

Criança e Rim disse...

Olá "Anónima"!

Envie-nos um mail para criancaerim@gmail.com

Cumprimentos.