Potássio na medida certa para saúde em forma

25 de janeiro de 2010

A falta de potássio pode causar cansaço, cãibras e arritmias. Mas uma dieta variada, rica em fruta e legumes, fornece a quantidade necessária.
O potássio, cujo símbolo químico é o K (do latim "kalium"), faz parte dos nutrientes essenciais para o crescimento e manutenção do corpo. Regulariza o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea e a hidratação. Age ao nível das contracções musculares e estimula as células nervosas. Participa ainda no metabolismo celular, dos hidratos de carbono e das proteínas.

As disfunções renais e os distúrbios metabólicos, por vezes, conduzem a carências. Antibióticos, corticóides ou insulina, o uso indevido de diuréticos ou laxantes também reduzem a concentração. O mesmo se aplica a dietas muito restritivas, vómitos, diarreias abundantes e transpiração excessiva.

Pelo contrário, o excesso (hipercaliemia) origina debilidade muscular e altera o ritmo cardíaco. Em casos graves, o doente tem de ser tratado no hospital. São administradas substâncias como o gluconato de cálcio, o bicarbonato de sódio ou uma mistura de glucose e insulina por via venosa. É ainda necessária uma alimentação pobre em potássio.

Ler artigo completo: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1446348&seccao=Sa%FAde

0 comentários: