Pâncreas artificial pode ser realidade dentro de quatro anos

26 de janeiro de 2010

A utilização de pâncreas artificial para melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem de diabetes pode vir a tornar-se realidade dentro de quatro anos. Apesar dos desenvolvimentos tecnológicos já conseguirem proporcionar uma certa autonomia aos diabéticos, até hoje não há um dispositivo que os torne verdadeiramente independentes.

Agora, a Fundação para a Investigação da Diabetes Juvenil (Juvenile Diabetes Research Foundation International - JDRF) anunciou concretização de um acordo com companhias dos Estados Unidos para desenvolver o primeiro dispositivo deste género.

Os diabéticos que no futuro usufruam da tecnologia que está em desenvolvimento poderão, de facto, verificar uma considerável melhoria na sua qualidade de vida. Os controlos diários de glicose e as injecções de insulina deixarão de fazer parte do seu quotidiano.O dispositivo conseguirá fazer tudo sozinho. Terá um detector para medir os níveis de glicose e uma bomba que proporcionará a quantidade de insulina que o paciente necessita.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38714&op=all

0 comentários: