Pediatria obrigada a atender até aos 18 anos

7 de janeiro de 2010

Dezenas de hospitais do país já adaptaram os serviços de pediatria e estão a assistir jovens até aos 18 anos. Outros irão fazê-lo em 2010, seguindo uma recomendação universal do alargamento do atendimento pediátrico até àquela idade.

A medicina pediátrica estabelecia como idade máxima os 14/15 anos, mas a Carta Hospitalar e de Cuidados Pediátricos em Portugal, redigida pela Comissão Nacional de Saúde da Criança e Adolescente (CNSCA), defende o atendimento até aos 18 anos num serviço de pediatria, seja a patologia médica ou cirúrgica.

«Os hospitais estão a tentar readaptar-se a esta necessidade e a esta obrigação. Há uns mais avançados do que outros», disse à Agência Lusa o presidente da CNSCA.

Ler mais: http://www.paisefilhos.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2030&Itemid=60

2 comentários:

Helena Jardim disse...

Apesar desta ser uma boa noticia, o titulo é um pouco infeliz. A Pediatria e os pediatras há muito que queriam assistir crianças e jovens até aos 18 anos que é a idade legal em que termina a adolescencia. Até aos 24 anos, no entanto, a OMS considera-nos jovens. Mas, o facto de a idade legal considerar o adolescente até aos 18, tal como a definição de Pediatria "medicina da criança e do adolescente até aos 18 anos, não estava escrito em lado nenhum que na saúde as crianças deveriam ser admitidas nos H aaté à idade x ou y, por isso a disparidade era imensa entre H no nosso Páis. Cda um admitia até à idade que entendia e até um pouco por tradição, às vezes... há anos que era assim, continuava assim... Em 2006 a ARSNorte determinou em circular para a sua região que duma forma gradual os H tinham que admitir em 2010 até aos 18 anos. E assim está a acontecer. Numa iniciativa que a Ministra da saude vai seguramente alargar a todo o País a breve prazo. E muita coisa se fez nestes anos que não se teria feito se não se tivesse tomado esta medida, um pouco imposta "por decreto", mas que vem ao encontro do que os pediatras desejavam e que as crianças têm direito. Há urgencias de pediatria novas, há serviços que foram remodelados e aumentados, há tanta iniciativa para aprofundar o conhecimento em medicina do adolescente. Este grupo etário deixou de estar um pouco desamparado entre a medicina de adultos e a pediatria.
Sim, os H vão ter que admitir até aos 18 mas essa é uma "obrigação" bem recebida...por profissionais e utentes.

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e