Os problemas no sono são comuns em crianças com IRC

2 de novembro de 2009

As perturbações no sono são um problema comum, embora pouco reconhecido, nas crianças e adolescentes com doença renal crónica em não-diálise. "As perturbações do sono em adultos com IRC são comuns, mas os dados pediátricos são ainda escassos", refere o Dr. Rajiv Sinha, da University of British Columbia, responsável pelo estudo que agora foi apresentado.

Os investigadores estudaram a prevalência e o tipo de perturbações do sono de 49 crianças e adolescentes entre os 6 e os 18 anos. Destas crianças e adolescentes, 19 eram transplantados, com uma função renal estável. As restantes crianças encontravam-se em lista de espera para um transplante.

Concluiram que cerca de 37% da população estudada tinha perturbações do sono, sendo a mais frequente a síndrome das pernas inquietas.

Fonte: http://www.sleepreviewmag.com/news/2009-09-16_01.asp

3 comentários:

Gisela Lopes disse...

Coincidência ou não, o Afonso, desde sempre, tem um sono muito perturbado.Sempre nos deu a sensação que não descansava, porque o sono não é contínuo.Está sempre a mexer-se, acorda, fala, teve vários episódios de sonambulismo e as pernas não param, o que se torna tortuoso quando vem para a nossa cama.Movimenta uma das pernas como se estivesse a chutar uma bola, mas de forma repetida.Li algumas coisas sobre o sindrome da perna irrequieta e achei que era. No último ano/ano e meio melhorou bastante e já quase não movimenta as pernas.Os episódios de sonambulismo também não têm acontecido.Fiquei agora surpreendida com o resultado deste estudo.Parece que o Afonso pertence aos 37%.

Marta Campos disse...

Olá Gisela,

Também temos essa sensação em relação ao Miguel, que não tem um sono descansado. E também é impossível dormir com ele na mesma cama, não sei como será se um dia tiver que partilhar a cama!!

Mas sempre fomos atribuindo à diálise (que era nocturna) e, desde o transplante, aos medicamentos.

Felizmente nunca teve sonambulismo, mas acorda com a cabeça para os pés da cama, para além de se destapar completamente... :-(

Qual é o grau de IRC do Afonso? Ou de função renal?

simone disse...

ola meu bebe de 2 anos, que tem nefropatia de refluxo de grau5 no rim esquerdo, e toma antibiotico desde que nasceu. eu percebeo tambem que ele tem o sono muito agitado., sempredisse isso ao pediatra, mas ele nao diz nada. ate hj seu sono é pertubado, se vira muito e bate as pernas no lado do berço. pra la e pra ca. sera do problema do rim falido dele? tem 10%. abraços simone
meu msn simone_elo@hotmail.com