Descoberto gene associado à doença renal hereditária

8 de outubro de 2009

Uma mutação genética associada à doença renal hereditária foi recentemente descoberta por uma equipa internacional de investigadores, que também identificou um potencial tratamento que está actualmente a ser testado em laboratório, avança o site Tribuna Médica Press.

Num artigo publicado na revista American Journal of Human Genetics, os autores explicam que a mutação ocorre num gene responsável pela codificação da proteína renina, que desempenha um papel importante na regulação da pressão sanguínea.

As pessoas portadoras desta mutação sofrem de anemia durante a infância e de doença renal progressiva, o que obriga à realização de diálise, explicam os cientistas.

“Existem muitas famílias com doença renal hereditária que não sabem a causa e que podem ser portadoras desta mutação. Queremos ajudar estas famílias a identificar a causa da doença”, explicou Anthony Bleyer, da Faculdade de Medicina da Universidade de Wake Forest.

Entender a forma como a mutação do gene da renina afecta as famílias portadoras de doença renal irá, também, ajudar a compreender como a renina afecta as pessoas saudáveis, explicam os especialistas.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/4120/51/Descoberto-gene-associado-a-doenca-renal-hereditaria.html

0 comentários: