Campanha de vacinação contra o vírus H1N1

6 de outubro de 2009

No próximo dia 26 de Outubro terá início a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Portugal, tal como os restantes países europeus, vai receber as vacinas por tranches, considerando as disponibilidades de produção da indústria farmacêutica. Isto determina que a campanha de vacinação decorra por fases.

A vacinação será realizada exclusivamente nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, nos centros de saúde, onde se administram habitualmente todas as vacinas.

Assim sendo, a vacinação será iniciada contemplando:

  • Profissionais de saúde, nomeadamente médicos e enfermeiros, que sejam considerados imprescindíveis e insubstituíveis, pela especificidade das funções que desempenham nos seus locais de trabalho. Só desta forma é possível assegurar o funcionamento dos serviços de saúde essenciais, face ao período previsível de aumento de procura de cuidados de saúde.
  • Grávidas no segundo e terceiro trimestres de gravidez, com patologias graves associadas.
  • Profissionais que desempenhem actividades essenciais, imprescindíveis e insubstituíveis, pela especificidade das funções ao normal funcionamento da sociedade.

Em função da disponibilidade da vacina por parte da empresa produtora, progressivamente serão vacinadas as pessoas vulneráveis incluídas nos grupos pré-definidos:

  • Grávidas do 2.º e 3.º trimestres, pessoas com doença crónica, doença cardíaca, respiratória, imunodeprimidos, obesidade, diabetes, etc.
  • Restantes profissionais de saúde e outros profissionais prioritários.

A definição mais pormenorizada de todos os grupos vai estar disponível no Microsite da Gripe da Direcção-Geral da Saúde e no Portal da Saúde.

Conheça os critérios de inclusão nos grupos prioritários para vacinação: http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/A471E13C-7C10-4A78-91A0-EF0D137C5201/0/Pandemrixgruposvacinacao.pdf

Fonte: http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/a+saude+em+portugal/ministerio/comunicacao/comunicados+de+imprensa/campanha+vacinacao.htm

0 comentários: