Nova cirurgia corrige problema de feto ainda na barriga da mãe

26 de fevereiro de 2009

Obstetras do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Brasil) dominaram uma técnica delicada que pode salvar a vida de fetos com malformação na uretra, o canal que conduz a urina para fora do corpo. A cirurgia, feita com laser e não-invasiva, ajuda os bebés a expelirem o líquido normalmente.

Rodrigo Ruano, médico responsável pelo procedimento, explica que o problema é detectado por ecografias por volta do quinto mês de gravidez: nas imagens, fica claro que a bexiga do feto está anormalmente inchada, por causa da acumulação de líquido. "Nessa fase da gravidez, o líquido amniótico normalmente é formado pela urina do bebé (http://blogcriancaerim.blogspot.com/2008/01/sabia-que-o-lquido-amnitico-constitudo.html), que também deglute esse líquido, o qual vai para os pulmões. Se houver a obstrução da uretra e o líquido secar, a formação dos pulmões também fica comprometida", conta o médico. Caso o feto continue a não conseguir urinar, a acumulação de líquido pode chegar até os rins, fazendo com que eles inchem também.

A técnica usada pelos médicos do Hospital das Clínicas envolve uma abertura mínima na barriga da mãe, com apenas 2,2 mm de diâmetro. "Usamos uma anestesia de gravidez na mãe e também anestesiamos o feto", explica Ruano. É feita uma punção no útero e no bebé, guiada por um endoscópio.

"Vamos até o pedacinho da bexiga do feto onde ocorre a obstrução, normalmente formada por uma membrana", conta o obstetra. Uma vez atingido o local exacto, o laser queima essa obstrução e permite que o líquido volte a ser expelido normalmente pelo bebé.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1009922-5603,00-NOVA+CIRURGIA+CORRIGE+PROBLEMA+DE+FETO+AINDA+NA+BARRIGA+DA+MAE.html

0 comentários: