Hidronefrose

26 de janeiro de 2009

  • O que é a hidronefrose?

A hidronefrose é o inchaço do rim. Quer dizer que o rim contém mais urina que o normal. Pode acontecer em ambos os rins ou apenas num.

  • O que provoca a hidronefrose?

Uma mistura de factores genéticos e outros causam hidronefrose. Não é causado por nada que a mãe faça durante a gravidez. A hidronefrose ocorre quando há algo que bloqueia o fluxo da urina, ou quando a urina flui ao contrário desde a bexiga até aos rins (sobe), conforme se mostra na imagem seguinte.

Fig. 1 - Neste sistema urinário normal, a urina produzida nos rins flui rapidamente para baixo até à bexiga.

Fig. 2 - Neste paciente, a urina flui ao contrário desde a bexiga até ao rim. A isto chama-se refluxo. Esta urina aplica pressão no rim causando hidronefrose.

Fig. 3 - Neste paciente, a urina flui na direcção correcta, mas alguma coisa está bloqueando a sua passagem. Consequentemente, o líquido acumula no rim, causando hidronefrose.

Para determinar qual o tipo de hidronefrose que o seu filho tem, o médico poderá pedir mais radiografias ou ecografias dos rins. Estes estudos tiram “fotos” dos rins ou outros órgãos. Há vários graus de hidronefrose. Normalmente considera-se como leve, moderado ou severo. Alguns médicos utilizam um sistema de numeração: o grau 1 é leve, o grau 2 é moderado, e o grau 3 é severo.

  • A hidronefrose é prejudicial?

A hidronefrose pode ser prejudicial se bloquear seriamente o fluxo de urina. Por vezes o dano ocorre antes de nascer. Diagnosticam-se muitas crianças com hidronefrose quando as suas mães fazem ecografias durante a gravidez. Mas não é verdade que todas as crianças com hidronefrose tenham danos nos rins. Muitas crianças têm rins que funcionam normalmente sem nenhuns problemas. O médico examinará cuidadosamente o seu filho para avaliar que exames aos rins terá de fazer. O médico irá desenhar um plano de tratamento para ajudar a prevenir os danos no rim.

  • Qual é o tratamento para a hidronefrose?

O tratamento para o seu filho dependerá de muitos factores, incluindo o grau de hidronefrose, a causa e os resultados de outros exames. Cada criança é diferente. O seu médico desenvolverá um plano especialmente concebido para ele.

Estes são alguns dos tratamentos disponíveis:

- Na maioria dos casos, a hidronefrose leve não necessita de nenhum tratamento. Muitas vezes, melhora ou desaparece por si mesmo. O seu médico provavelmente pedirá uma outra ecografia no futuro para ver se está melhorando.

- Com hidronefrose moderada ou severa, o seu médico fará um “scan” do rim para examinar o fluxo da urina. Se está a fluir bem, não é necessário mais nenhum exame. No entanto, o médico quererá reexaminar o seu filho no futuro.

- Se os testes ao rim mostrarem que a urina não está a fluir bem, o médico encaminhará a criança a um urologista pediátrico ou a um cirurgião. Estes médicos podem avaliar o seu filho e dizer-lhe se a cirurgia ajudará a eliminar a obstrução.

Se o seu filho tem refluxo, o médico irá prescrever-lhe um antibiótico para prevenir infecções urinárias. Por vezes, recomenda-se cirurgia para tratar o refluxo.

O médico explicará quais as opções de tratamento que crê serem as melhores para o seu filho.


Fonte: http://kidneyweb.net/hm.htm

94 comentários:

Anónimo disse...

oi meu filho nasceu com hidronefrose,e teve que opera duas vese pois a ureter dele era muito apertada o fazio a urina voutar para o rim,mais correu tudo bem hoje meu filho te 4 meses e se recupera bem da cirurgia,que foi no iff com doutor paulo e a residente estela...para as maes"eu tinha medo mais quando cheguei la no iff,vi que o meu filho nao tinha nem um terço comparado as que outras crianças tinha" meu orkut é ninan16@gmail.com

Emanuele Vassoler disse...

Olá meu nome é Emanuele sou do ES estou gravida de 5 meses e na minha ultrassonografia Morfologica deu hidronefrose bilateral, sei que os 2 rins estão inchados.Estou muito preocupada embora esteja sendo bem asistida,gostaria de entrar em contato com pais com o mesmo problema que o meu!Obrigada e um abraço a todos!

Criança e Rim disse...

Olá Emanuele e bem-vinda ao Criança & Rim!

Para contactar com outros pais, sugerimos que se apresente no nosso fórum.

Até já,

Marta Campos

Anónimo disse...

Olá Emanuelle,

Meu filho nasceu com o mesmo problema. Fez cirurgia com 1 ano e seis meses. Deu tudo certo. Hoje ele está com oito anos. E só faço acompanhamento anual.

Roger sp disse...

Olá, minha filha tem dois anos e teve a hidronefrose detectada aos 4 meses de gestação da minha esposa,ela tem uma obstrução de grande monta ,que pode levala a cirurgia.Graças a Deus minha filha tem uma vida normal faz de tudo não sente dores nem tem infecções Gostaria de saber como é o procedimento cirurgico ,a recuperação e quanto tempo tem que ficar a sonda? desde ja obrigado e ate mais

Criança e Rim disse...

Olá Roger e bem-vindo ao Criança & Rim,

Teremos o maior prazer em ajudar, mas sugerimos que coloque a sua questão no nosso fórum, para que possa obter maior visibilidade e contribuições.

Até já,

Marta Campos

Naiane disse...

Ola , meu nome é Naiane acabo de fazer uma utrasonografia e mostrou que meu filho tem hidronefrose bilateral grau 1 , estou muito assustada com este resultado, se alguem pode me ajuda peço que entre em contacto comigo , meu imail é
nbueno@awsemic.com
Muito obrigada, abraços ♥

Gardênia disse...

Olá!

Meu filho tem 1 mês de idade e apresenta hidronefrose grau 1 unilateral à esquerda, com dilatação de 8mm, que só apareceu nas ultrassonografias do terceiro trimestre. O líquido amniótico estava normal, e ele urina bem. Qual deve ser a conduta nesse caso?

Criança e Rim disse...

Gardênia, sugerimos que apresente a sua questão através do email criancaerim@gmail.com ou então no nosso fórum: http://pub42.bravenet.com/forum/static/show.php?usernum=3551440163&frmid=42&msgid=0

Cumprimentos.

Helly disse...

Olá meu nome é Helly
Estou gestante de + ou - 27 semanas e na minha ultrasom morfologica mostrou que meu filho tem hidronefrose no rim esquerdo moderada,estou muito preocupada porque os medicos dissem que não tem nenhum tratamento que eu possa fazer ainda gestante.Gostaria que alguem que viveu essa esperiencia me orientasse sobre o que eu posso fazer.
obrigada

Criança e Rim disse...

Olá Helly, bem-vinda ao Criança & Rim,

O que os seus médicos disseram é verdade, não há nada que se possa fazer para alterar a situação do seu bebé ainda durante a gravidez. No entanto, também é verdade que muitas destas situações que são diagnosticadas durante a gravidez, acabam por se resolver de forma espontânea e quando o bebé nasce já está tudo bem e não é preciso mesmo intervir.

Por isso o único conselho que lhe podemos dar é que aguarde pacientemente pelo nascimento do seu bebé. Tente abstrair-se de um eventual problema que ele tenha, mime-o muito e a si também e aproveite estas últimas semaninhas, pois em breve já irá ter saudades do seu barrigão!

Se precisar de mais alguma informação, volte.

Tudo de bom,

Marta Campos
Criança & Rim

Dri Lopes disse...

Olá, meu nome é Adriana Lopes e sou do rio de janeiro, e tenho um filho lindo de 10 anos que nasceu com hidroefrose a direita, fez 2 cirurgias para tentar recupera-lo, mas com 11 meses, o Dr Paulo( do IFF) e DRª Isa(residente na época) decidiram por retirar o rim doente que teimava em nao funcionar( ele também nasceu com um CIV moderado). Pois bem, Sou costureira e estou cursando uma graduação em modelagem no Senai Cetiqt, e meu trabalho de conclusão de curso tem este tema:Bebê especiais, Roupas específicas.Modelagem ergonomica para periodos pós cirurgicos.Pois no período que meu filho utilizou dreno, que foi por mais ou menos 45 dias, eu tive muita dificuldade de roupas ergonomicas que acomodassem a saída do dreno, sei que nao existe peças assim, e minha proposta é criar modelagem para produzir roupas para bebes com essa necessidade de utilização de dreno.Preciso de depoimentos que possam embasar minha pesquisa, Se existisse roupinhas de bebe com aberturas específicas para a passagem do dreno,as mães utilizariam? se puderem me ajudar, com fotos e relatos de dificuldades com roupas se acaso houverem, sei que é dificil passar por essa situação, mas hoje, depois de tanto tempo, vejo meu filho lindo, e me lembro dele bebezinho, mesmo com toda a dificuldade, sinto muita saudade, e sou grata a todos que me ajudaram e cuidaram do meu filho, a TODA equipe do IFF. Quero muito desenvolver este trabalho, mas preciso de ajuda de outras mães que passaram ou passam pelo mesmo problema que eu passei, e hoje, faço da minha experiencia um estudo, no intuito de ajudar outras mães, que por ventura tenham seus bebes com esta sindrome.
Grata,
drydalopez@gmail.com

samea disse...

Olá meu nome é Sâmea estou na primeira gestação com 37,5 semanas e acabei de receber o resultado da última ultrasonografia obstétrica do meu bebê, cuja conclusão diz: discreta hidronefrose à direita (fisiológica?) convém observar. Estou em pânico!!! Devo realmente me preocupar antes da hora??? em contato por telefone com a minha obstétra ela não me esclareceu muita coisa, apenas disse que "é algo que agente trata" e que na próxima consulta (quinta-feira próxima) iria me explicar. Estou muito ansiosa e preciso urgente de esclarecimento por favor me ajudem!

Criança e Rim disse...

Olá Sâmea, bem-vinda,

Se só nesta fase tão avançada da gravidez foi detectado esse problema, com certeza que não será nada de muito grave nem que tenha comprometido alguma coisa importante no desenvolvimento do seu bebé.

Provavelmente o que irá acontecer é que o seu bebé irá fazer uma ecografia renal (ultrassonografia) para verificar o estado da hidronefrose. Muitas vezes estes problemas resolvem-se de forma espontânea durante a gravidez. Por outro lado, a ecografia feita à mãe tem sempre as suas limitações, feita no bebé é muito mais directa e precisa.

Por isso, o meu conselho é esperar para ver, pois falta pouco tempo e o prognóstico é favorável.

Tudo de bom para si e para o seu bebé,

Marta Campos

Anónimo disse...

Ola, sou mãe de uma menina linda, na ultima ultra, quando estava com 36 semanas de gestacão descobri que ela teve uma pequena alteracão no rim direito. Ela nasceu e fizemos uma ultra nela pra ver se ainda estava alterado, e continua com a alteracão. Estou super triste com isso e so consegui marcar um nefrologista pra proxima semana. Preciso que alguem me esclareça. Se so apareceu na ultima ultra, é perigoso ou não?

Euneide Lima disse...

Olá pessoal adorei o blog!
Meu filho tem 28 anos e descobriu agora que está com hidronefrose de grau II, fiquei preocupada e vamos procurar outro urologista para conhecer mais da doença e como tratá-la. Muito obrigada!!!
Euneide lima
Sobradinho-Ba

Helly disse...

Oieee sou a Helly
Já deixei meu depoimento anteriormente,estou de volta hoje meu nenem tem quase 6 meses,depois que ele nasceu descobri que o que ele tinha não era só uma Hidronefrose direita,ele tem o rim esquerdo excluso e o direito tem uma moderada obstrução.
Graças a Deus apesar desse probleminha ele vem crescendo bem,com peso e altura adequados a sua idade.Os medicos dizem que ele ter que ter uma dieta e um controle pelo resto da vida.Mais crio muito em Deus e acredito que tudo vai dar certo,afinal já esta dando...
Para todos os pais que passam por algo semelhante eu só tenho a dizer duas palavras
FÉ E FORÇA!!!

Criança e Rim disse...

Helly, Obrigada por ter tido o cuidado de nos vir contar a evolução do seu bebé. E ainda bem que tudo corre bem, apesar das circunstâncias!

Que tudo continue assim!

Marta Campos
Criança & Rim

Anónimo disse...

Olá...meu nome é Rose, tenho uma filha de 1 ano e 6 meses, ela teve 2 infeccões de urina no mes de dezembro, e foi pedido um ultrasom, e nele detectado hidronefrose grau 3...os medicos dizem que esse problema teria que ter sido detectado na gestação, mas foram feitos varios ultrasons na gestação (com medicos capacitados) e nunca deu nada, e ela também nunca teve dor ou outras infecções, foi sempre uma criança tranquila e calma...seria possivel ter aparecido esse problema depois do nascimento???estamos bastante perdidos e preocupados sim, mas temos Fé em Deus que tdo vai se resolver...!!! Obrigada.

Criança e Rim disse...

Olá Rose, bem-vinda

Nesta fase do campeonato julgo não ser muito produtivo discutir se esta situação deveria ter sido detetada na gravidez ou não.

Na minha opinião, o importante é medicar a sua filha para evitar as infeções futuras e a deterioração da função renal e deverá ser com isso que os médicos se deverão preocupar.

Que tudo corra bem!

Marta Campos
Criança & Rim

paloma disse...

meu nome e paloma tenho 16anos, estou gravida de 23 semanas. no meu ultima ultrassom que foi morfológico descobri q meu bebe esta com hidronefrose, estou muito preocupada com isso ,pois não fasso ideia do q e ou melhor nao sei o grua de gravidade, tenho consulta com meu obstetra na segunda feira nao vejo a hora para ele me explicar o q e e se e grave assim poderei ficar mais tranquila e ter forças pra superar o deve vim daqui pra frente bjs aguardo respoatas

paloma disse...

meu nome e paloma tenho 16anos, estou gravida de 23 semanas. no meu ultima ultrassom que foi morfológico descobri q meu bebe esta com hidronefrose, estou muito preocupada com isso ,pois não fasso ideia do q e ou melhor nao sei o grua de gravidade, tenho consulta com meu obstetra na segunda feira nao vejo a hora para ele me explicar o q e e se e grave assim poderei ficar mais tranquila e ter forças pra superar o deve vim daqui pra frente bjs aguardo respoatas

daniele disse...

ola meu nome é daniele moro em são jose do vale do rio preto.meu filho de 5 anos tem hidronefrose grau 1,levei ele no urologista e ele passou uma cintilografia renal mas ainda não consigui fazer.o medico me disse que talvez ele tenha que passar por uma cirurgia,so vai depenter do exame.de um tempo pra ca ele vem falando comigo que esta doento em cima dos rins e tambem a barriga eu gostaria de saber se isso é grave ou não,pois tenho muito medo.deste ja agradeço.

lane disse...

OLÁ ESTOU COM 33SEMANAS DE GESTAÇÃO já fiz a ultrassom morfológica deu tudo normal e nessa ultima ultrassom deu que meu bebê está com hidronefrose direita grau I estou muito preocupada e gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto

Daiane Chruz disse...

Ola. Estou grávida de 33 semanas e foi detectado que meu filho está com hidronefrose bilateral. Diâmetro de pelve renal 21mm. E bexiga dilatada com oligoamnio absoluto. Os médicos disseram que ele pode ter a válvula da uretra posterior fechado. Me disseram que ele pode ter a função do rim prejudicado e quando nascer precisar de transplante. Além de ter que tira-lo com 34 semanas. Disseram que talvez ele não aguente. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo. O caso é tão grave como eles dizem?

Anónimo disse...

ola sou daniele,ja lhe escrevi,meu filho de seis ans tem hidronofose grau 1 e agr ele esta cm refluxo nos rins e as vez reclama que doi e as vezes não consegue sigurar para fazer xixi,faz antes de chegar no banheiro,isso e grave.desde ja agradeço e aguardo resposta

Unknown disse...

Olá, bom dia!
gostaria muito da ajuda de vcs em meu caso
estou com 37 semanas de gestação, tenho problemas renais
desde adolescente e agora o médico viu neste ultimo ultrassom que meu bb
esta com hidronefrose direito, estou muito preocupada por que não sei se o meu pequeno esta sentindo dor,
como eu tenho problemas renais sei bem quão grande é a dor, mais não sei se ele sente, também gostaria
de saber se terei que fazer exclusivamente uma cesariana ou o meu bb pode nascer de parto normal sem riscos
segundo o meu médico ele terá que nascer de parto cesariana, será que vcs poderiam me ajudar?
desde já agradeço.

Ana Paula

Anónimo disse...

o meu netinho tem hidronefrose grau 3 como posso ajuda ele ta com 2 meses de vida

rosemeri disse...

óla, meu nome e Rose tenho um filho muito lindo e cheio de vida chamado Luiz Fernando, ele e portador de hidocefalia e mielomeningocele e a 1 ano a tras des cobri a hidronefrose bilateral etenho sofrido muito mais deus tem me dado foça e esperaça e que esta mesma foça ele possa esta dado a cada pai emãe nesta tarde crendo que deus ade faze o melhor para nossos filhos que tanto amamos e fomos presenteados por Deus que deus abençoe atodos e seja feita a sua vontade em nossas vidas ,agora sei que muitos estão triste pelos memos motivos do que eu vou orar por todos, pois não os conheço mais o principal os conhece .beijo e um abraço carinhoso a todos que passa e cuidam destas crianças.

michely disse...

Olá pessoal meu nome e Michele e tenho um amigo de 19 ano ele esta com suspeitas que esta com este problema. Hoje ele irá amostrar os enxames pra saber realmente se e de19 hidronefrose .tenho um pergunta quem Tem este problema tem que fazer si rugia.agradeço beijos.

Unknown disse...

Ola. Estou grávida de 25 semanas e foi detectado que meu filho está com hidronefrose bilateral. Diâmetro direito 14mm e Esquerdo 12mm. Já fui instruida que não tem nada o que fazer, que o unico recurso é acompanhar. Mas quais as verdadeiras situações que podem ocorrer com meu bebe? Será que ele pode vim à óbito se dilatar mais? O caso é muito grave ou não preciso me preocupar tanto?

Unknown disse...

Ola. Estou grávida de 25 semanas e foi detectado que meu filho está com hidronefrose bilateral. Diâmetro direito 14mm e Esquerdo 12mm. Já fui instruida que não tem nada o que fazer, que o unico recurso é acompanhar. Mas quais as verdadeiras situações que podem ocorrer com meu bebe? Será que ele pode vim à óbito se dilatar mais? O caso é muito grave ou não preciso me preocupar tanto?

Thayanne disse...

Ola pessoal ... Quando estava com 20 semanas e alguns dias de gestação bati aah ultrasom mofologica e o medico me disse que meu bb estava com hidronefrose . Deu assim , RIM DIREITO - Apresentando dilatação apenas da pelve-intra-renal medindo 6,2 mm .. E No esquerdo aah mesma coisa so que medindo 6,1 . mm . Ai bati outra ultrasom novamente com 37 semanas e nada mudou esta do mesmo jeito ! Hj estou com 39 semanas . E muito preocupada pq não sei oque e isso , não sei ah gravidade da hidronefrose do meu filho ! Estou muito preocupada . Sera q alguem pode me dizer como e o prosedimento dos medicos com o bb que tem hidronefrose assim q eles narçe ? Eles fica no neu-natal ? Por muito dias ? E deu logo nos dois estou com muito medo .

Anónimo disse...

Olá, meu nome é Carla aos 3 aninhos foi diagnosticado em meu filho caçula hidronefrose bilateral e bexiga neurogênica. Ele fez cirurgia há 1 ano no rim esquerdo e graças a Deus a função do rim de 20% voltou a 47% o rim direito não tem obstruções congênitas como no esquerdo mas um ultrassom mostrou pedras.Gostaria de saber qual o risco e uma coisa que notei ele não tem engordado e nem crescido muito permanece nos 15 Kg de quando foi diagnosticado.Está fazendo acompanhamento com endocrinologista e urologista, mas fica muito doente parece que sua resistência é muito baixa. Uma outra coisa depois da cirurgia os exames das cintilografias deixaram de vir como hidronefrose cronica e passaram a vir como hidronefrose moderada acentuada.O que isso quer dizer?

Anónimo disse...

olá fiz 4 ultrassom nenhuma acusou nada mas fiz a ultima com 35 semanas nessa o medico disse q o meu filho esta com hidronefrose bilateral moderada... todos os medicos dizem q ñ tem o que fazer pois so quando ele nascer mas gente estou sofrendo muito meuprimeiro filho ja e a razão da minha vida siceramente estou com muito medo... entreguei tudo nas mão de Deus

Lua Bonita disse...

Estou com 24 semanas de gestação e descobri q meu bebê está com hidronefrose bilateral moderada. E só nos resta esperar e confiar q Deus está cuidando de tudo , pois estarmos em estado de graça já é um milagre. Confiemos em Deus! Abraços a todas mães q vivem a mesma situação. Nossos filhos são mais fortes do q pensamos!

Roselanny disse...

ola n dia 04/12/13 escrevie um comentario o pois fiz 4 ultrasson e ñ mostrou nada mas a penutima q fiz e refiz mostrou q meu filho tinha hindronefrose moderada bilateral isso quando eu estava com 34 semanas.. meu bb nasceu de 41 semana parto cessariano e ficou 5 dias enternado em observação no 4 dia foi feita uma ultrasson que mostrou q meu filho so tem uma leve auteração no rins direito de apenas 0,05mm que segundo a medica com cefalexina resolve.. gente foi Deus q curou o meu filhote.. confie nele entregue tudo nas mão dele pois so ele para fazer cisas grandiosas como messa...

Criança e Rim disse...

Obrigada pelas notícias Roselanny, ainda bem que ficou tudo bem com o seu bebé. Muitas felicidades!

MônicARTE na cozinha disse...

ola,meu nome é monica a poucos dias descobrimos que meu sobrinho de7 anos tem a hidronefrose ficou internado por 18 dias ñ estamos sabendo como lida com isso o medico receito alguns remedios eclusive de presão muito dificiul lida com uma doença q antes disconhecia o mundo desabou em nossas cabeça ,gostaria de saber se tem uma dieta pra quem tem hidronefrose ? estamos sem chão

Criança e Rim disse...

Olá Mónica, bem-vinda,

Antes de mais: CALMA! A hidronefrose é uma situação relativamente comum e o seu grau de gravidade pode variar bastante. Se o seu sobrinho viveu 7 anos sem suspeitarem deste problema, penso que se pode dizer que não será assim muito grave!

Respondendo concretamente à sua questão: não, não existe nenhuma dieta que possa fazer para melhorar a hidronefrose.

De resto, tenha confiança nos médicos e uma atitude positiva!

Cumprimentos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

ola sou a lilian estou c 37 semanas d gestaçao com 36 fiz uma ultra onde o medico constatou cordao umbilical com arteria unica e so conseguiu ver o rim direito da minha bb ele nao me deu muitas explicaçoes estou angustiada gostaria d saber na real oq pode aguardar minha pequena...

CRISTIANE disse...

MEU NOME É CRISTIANE ALMEIDA,QUANDO MEU FILHO ADRYAN ESTAVA COM 5 MESES DESCOBRI QUE ELE NASCEU COM HIDRONEFROSE BILATERAL,CHOREI MUITO POR DESCONHECER O ASSUNTO E DESDE ENTÃO FAÇO O ACOMPANHAMENTO NO SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL,A DOUTORA SIMONE PAIVA É EXCELENTE, ESTOU SATISFEITA COM A MELHORA.ELE É UMA CRIANÇA MUITO FELIZ TEM A VIDA TOTALMENTE NORMA CORRE BRINCA...SEI E COMPARTIHO AOS SENTIMENTOS DE TODAS AS MÃES E AS PREOCUPAÇÕES.MAS, DESDE O PRIMEIRO MOMENTO ENTREGUEI MINHA CONFIANÇA EM DEUS E NOSSA SENHORA QUE SEMPRE TEM NOS DADO GRAÇA.

Anónimo disse...

Olá estou gestante de 38 semanas e só agora descobri que o bebê tem hidronefrose de 15 mm em rim direito, o obstetra disse que pode ser cirúrgico. Gostaria de saber como é essa cirurgia, tem que abrir a barriga do bebê?

Criança e Rim disse...

Olá Anónima e bem-vinda ao Criança & Rim,

Existem dois tipos de cirurgia para corrigir o refluxo do bebé e que terão que ser avaliados consoante a gravidade do mesmo: a cirurgia de reimplantação dos ureteres, para casos mais graves e que sim, implica "abrir a barriga do bebé" ou a correção endoscópica do refluxo, que é feita pela uretra e que não implica qualquer cicatriz. Mas a opção só o cirurgião irá saber qual é! Tudo a correr bem!

Unknown disse...

Olá meu nome é Nicolli! Estou grávida de 24 semanas, e com 16 semanas vimos que o meu bebê estava com o abdomen distendido tive que esperar bater a morfológica com 20 semanas e na morfológica nao deu pra ver o que o meu bebê estava e com isso fui encaminhada ao Iff e la batemos outra ultra e vimos que o meu bebê estava com uma obstrução logo depois da bexiga, e com isso estava causando hidronefrose em ambos os rins! Alguém ja passou por isso? Como foi a gravidez? Teve que ter intervenção cirúrgica? Estou muito desesperada....

Unknown disse...

Olá! Quando fiz 24 semanas de gestação descobrimos a VUP, seguimos acompanhando a gestação no medicina fetal e meu bebê nasceu com 8 meses e após uma semana realizou a cirurgia (obstrução da valvula) foi um período doloroso ele ficou 30 dias na neonatal Santa Joana que foi maravilhosa no atendimento e ele passa anualmente com o urologista DR CHAMBO que é o especialista e professor desse assunto a consulta é cara mas a segurança que ele passa é incrivel. Meu filho esta com 3 anos e é saudavel e agora iremos iniciar uma etapa muito importante que é o desfralde , estou um pouco nervosa pois é um momento delicado para meu Pequeno. Se alguem puder dividir essa experiencia comigo ficaria grata. BJS!

Rose nobre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rose nobre disse...

boa tarde. Meu nome é Rose,a minha filha esta com 32 semanas e 2 dias de gestação. Hoje fez a ecografia e acusou "Discreta Pielectasia do rim esquerdo 8mm. gostaria de saber se é grave? estamos angustiado com o bebe.
Aguardo resposta

Unknown disse...

Oi Rose fiz o morfológico com 23 semanas e também deu a mesma coisa na minha bebê só que foi no rim direito... Também estou angustiada....ainda não fui no GO...

Kennya Teixeira disse...

Bom dia. Li o comentário da Paloma Jacobini e resolvi compartilhar minha experiência com vocês. Moramos em Santana do Livramento. RS. Durante a minha gravidez, fiz todo o pré-natal, e, até o nascimento, nada havia de errado com meu bebê. Quando ele ia completar dois meses de vida, foi diagnosticado com Hidronefrose, VUP entre outras complicações. Passou por várias cirurgias, sendo que até os três anos de idade ele tinha vesicostomia, onde urinava frequentemente. Com três anos, quando chegou a época de sair das fraldas, foi feito uma cirurgia de ampliação da bexiga, e até hoje ele urina com sondagem de alivio, o que dá a ele uma vida completamente normal, pode frequentar escola, andar de bicicleta, jogar bola, ir a praia. Hoje ele está com oito anos, e continuamos com todos os cuidados de sempre, fazendo uso d medicamentos, consultas e exames periódicos. Sempre na luta para preservar os rins, que já estão muito debilitados. Quis compartilhar com vocês, se houver alguma mãe passando pela mesma situação que eu, peço muito que entre em contato para podermos compartilhar nossas experiências. Obrigada.

Unknown disse...

Olá,meu nome e Tatiana,tenho um filho de 4 anos,ele tem hidronefrose,nasceu e fez cirurgia com doze dias de vida,fez uso de duplo J durante cinco meses e agora faz o acompanhamento, a cada seis meses,agora o médico pediu uma Ultrasson dinâmica pra ver se o rim voltou a dilatar uma vez q a Ultrasson de vias urinas mostrou ainda uma obstrução, e caso tenha voltado a dilatar eles disseram q tem nova indicação de cirurgia. Estou muito preocupada e com medo.mas hj ele está com infecção de garganta e o pediatra passou diclofenaco resinato ou seja neotaflan faz mau dar por causa dos rins?

Unknown disse...

Olá,meu nome e Tatiana,tenho um filho de 4 anos,ele tem hidronefrose,nasceu e fez cirurgia com doze dias de vida,fez uso de duplo J durante cinco meses e agora faz o acompanhamento, a cada seis meses,agora o médico pediu uma Ultrasson dinâmica pra ver se o rim voltou a dilatar uma vez q a Ultrasson de vias urinas mostrou ainda uma obstrução, e caso tenha voltado a dilatar eles disseram q tem nova indicação de cirurgia. Estou muito preocupada e com medo.mas hj ele está com infecção de garganta e o pediatra passou diclofenaco resinato ou seja neotaflan faz mau dar por causa dos rins?

Unknown disse...

Oi boa noite vi seu comentário e fiquei curioso em saber como foi o tratamento, prq minha filha de 1 ano e 8 meses aconteceu a mesma coisa e foi diagnosticado hidronefrose e o rim bem menor que o normal pode me ajudar com informações por favor

Unknown disse...

Olá meu nome e Cristina meu filho foi operado a quatro anos atrás do rim esquerdo de hidronefrose grau 2 e agora voltou a apresentar uma hidronefrose leve.devo me preocupar com urgência

Unknown disse...

Olá meu nome e Cristina meu filho foi operado a quatro anos atrás do rim esquerdo de hidronefrose grau 2 e agora voltou a apresentar uma hidronefrose leve.devo me preocupar com urgência

Joana santos disse...

Boa noite meu nome e joana moro em nova friburgo e estou com 32 semanas de gestacao descobri na morfologica que meu bebe ta dilacao que comecou com 7.1 em um rins hoje ta 10.2 mm to deseperada vi alguns relatos mesmp assim to muito triste pois ja te me disseram que meu bebe vai ter que fazer transplante devido a isso se alguel puder me ajudar em imformacoes verdadeira agradeco to muito mal ate entrando em depressao

Joana santos disse...

Boa noite meu nome e joana moro em nova friburgo e estou com 32 semanas de gestacao descobri na morfologica que meu bebe ta dilacao que comecou com 7.1 em um rins hoje ta 10.2 mm to deseperada vi alguns relatos mesmp assim to muito triste pois ja te me disseram que meu bebe vai ter que fazer transplante devido a isso se alguel puder me ajudar em imformacoes verdadeira agradeco to muito mal ate entrando em depressao

Joana santos disse...

Boa noite moro em nova friburgo descobri na morfológico que meu bebe ta com dilacao de 7.3mm .hoje estou com 32 semanas de gestacao e dilatacao esta com 10 .2 mm to desesperada pois ja te me falaram que esse rins ele ja perdeu quem puder me ajudar com informaca correta agradeco pois ja estou em depressao

Joana santos disse...

Boa noite moro em nova friburgo descobri na morfológico que meu bebe ta com dilacao de 7.3mm .hoje estou com 32 semanas de gestacao e dilatacao esta com 10 .2 mm to desesperada pois ja te me falaram que esse rins ele ja perdeu quem puder me ajudar com informaca correta agradeco pois ja estou em depressao

Joana santos disse...

Boa noite moro em nova friburgo descobri na morfológico que meu bebe ta com dilacao de 7.3mm .hoje estou com 32 semanas de gestacao e dilatacao esta com 10 .2 mm to desesperada pois ja te me falaram que esse rins ele ja perdeu quem puder me ajudar com informaca correta agradeco pois ja estou em depressao

Joana santos disse...

Boa noite moro em nova friburgo descobri na morfológico que meu bebe ta com dilacao de 7.3mm .hoje estou com 32 semanas de gestacao e dilatacao esta com 10 .2 mm to desesperada pois ja te me falaram que esse rins ele ja perdeu quem puder me ajudar com informaca correta agradeco pois ja estou em depressao

Joana santos disse...

Boa noite moro em nova friburgo descobri na morfológico que meu bebe ta com dilacao de 7.3mm .hoje estou com 32 semanas de gestacao e dilatacao esta com 10 .2 mm to desesperada pois ja te me falaram que esse rins ele ja perdeu quem puder me ajudar com informaca correta agradeco pois ja estou em depressao

Unknown disse...

Olá Joana...Tranquilize seu coração e coloque a saúde de seu bebe sempre nas mãos Divinas. Na minha morfológica tbem descobri que meu Bebe estava com Hidronefrose, ou seja, os dois rins dilatados e com VUP (valvula de ureta posterior). Também fiquei super preocupada e assim que nasceu começamos fazer a ULTRASSOM do Aparelho Urinario para acompanhar a dilatação. Com um mês a medica optou pela cirurgia. Somos de Goiânia, só que a Medica só fazia em Ribeirao Preto/SP. Então fizemos a cirurgia e foi um sucesso. Com 1 Aninho ele precisou fazer uma segunda cirurgia, pois ele tbem tinha Megameato. Hoje ele esta com 2 anos e 5 mesês, super saudavel, nunca precisou usar sonda e graças a Deus, nem de transplante. Mas como essa disfunção causa dilatação da bexiga, desde de 1 mês de vida ele toma duas medicações (Retemic e Duomo). Ate 1 aninho ele tbem tomava o Antibiotico Cefalexina. Ele graças a Deus tem uma rotina normal, somente fazemos acompanhamento de 3 em 3 meses com Ultrassom para acompanhar a função renal. Entao, tenha fé, que seu bebe tbém será curado.

Anónimo disse...

Estou de 32 semanas e o meu bebê está com Hidronefrose grau IV com 20,3mm no rin esquerdo e de 6mm no direito estou muito preocupada o que se faz nesses casos? Por favor me ajudem.

Unknown disse...

Olá eu sou a Ana , mãe da Isabella, ela foi diagnosticada ainda na minha gestação com um rim com hidronefrose moderada e um rim multisistico, ela só tem um rim que funciona é o da hidronefrose, porém ela vem apresentando outros problemas de saúde ainda não sabemos ao certo se é devido ao rim, mas ela foi diagnosticada a pouco tempo com uma lesão no cérebro na parte central os médicos acreditam que pode estar relacionada com os rins pois está lesão esta sendo causada pelo seu próprio organismo,e devido a lesão ela está com uma perda auditiva muito grande probabilidade de ter que fazer uso de aparelho auditivo. Ainda não temos resposta de nada muita coisa ainda esta em branco não forma esclarecidas é isso que mais nos preocupa... apesar de tudo ela é uma menina muito esperta e feliz, com o tratamento certo tenho fé que ficará bem...

Amanda disse...

Boa noite estou com um bebê intrautero com hidronefrose severa a esquerda e moderada a direita a gestação vai ser interrompida agora com 34 semanas, o que você acha desta conduta? Por sua experiência como é a vida desse bebe? A chance de regressão após parto?
Desesperada esse é o meu nome nos últimos meses!

Unknown disse...

Olá minha filha hoje está com cinco anos aos 3 descobrimos que estava com rim dilatado aí fizemos vários exames chegou a com cruza o de cirurgia para correção do rim e agora a barriga dela voltou a inchar novamente do lado da cirurgia estamos fazendo novos exames estou preocupada

Unknown disse...

Olá minha filha hoje está com cinco anos aos 3 descobrimos que estava com rim dilatado aí fizemos vários exames chegou a com cruza o de cirurgia para correção do rim e agora a barriga dela voltou a inchar novamente do lado da cirurgia estamos fazendo novos exames estou preocupada

Unknown disse...

Olá minha filha hoje está com cinco anos aos 3 descobrimos que estava com rim dilatado aí fizemos vários exames chegou a com cruza o de cirurgia para correção do rim e agora a barriga dela voltou a inchar novamente do lado da cirurgia estamos fazendo novos exames estou preocupada

Unknown disse...

Olá minha filha hoje está com cinco anos aos 3 descobrimos que estava com rim dilatado aí fizemos vários exames chegou a com cruza o de cirurgia para correção do rim e agora a barriga dela voltou a inchar novamente do lado da cirurgia estamos fazendo novos exames estou preocupada

Unknown disse...

Seu bb tinha VUP obstruída e a mega bexiga?

Bêtise disse...

Boa tarde. Após cirurgia de reimplante, o quadro agravou. Antes, o rim esquerdo tinha hidronefrose grau quatro e o direito, nada. Após a cirurgia, o esquerdo ficou com grau quatro e o direito com grau dois. Não entendi o porquê de ter piorado. A cirurgia não fez efeito?

Anny disse...


Boa noite, peço que por favor me ajudem sanando algumas dúvidas. Estou desesperada, temendo o pior... Fiz uma usg morfológica com 21 semanas, na qual apresentou como resultado ectasia da pelve renal bilateral com medidas de 7,8 mm e 9,3mm e não teve outras alterações. Por favor, me digam se ectasia da pelve é a mesma coisa de hidronefrose? Achei essas medidas bem granges para idade gestacional, tem chances de regredir? Qual o prognóstico? Meu filho pode ter IRC? Caso continue crescendo o que pode acontecer?Quais formas de tto. Desde já agradeço.

Unknown disse...

Meu nome é vania engravidei da jamile quando tive. No sexto mes de gestação a sete anos atras e o medico falou q o bebê tava com hidonefrose moderada e comecei fazer o tratamento dela com 2 meses e o neurologista falou q o caso dela e cirugico e ele encamiou ela pra um cirurgião ele falou q ia opera ela hoje ela tem 7 anos e ate agora nada ela tem muita infecçoes urinária repetidamente enternouse varias vezez com bacterias e infecçoes mas ele dis q é normal o q devo fazer

Unknown disse...

Meu nome é Tereza estou gestante de 20 semanas, com 18 semanas e 4 dias minha bb foi diagnosticada com "aumento difuso dos rins com ecogenicidade parenquimatoso" estou com adramnia, gostaria de ajuda pois o médicos dizem que não há o que ser feito e que não existem chances da minha gestação ir à diante. Obrigada!

Anónimo disse...

Eu nasci com hidronefrose, passei por duas cirurgias e hoje tenho 40 anos.
E claro que por muito tempo de minha vida me submeti a vários tratamentos com nefrologista para acompanhamento . Mas levo uma vida super normal e tive 3 gestações super saudável.
E claro que não posso me descuidar pois sou mais sensível a ter uma infecção urinária


Ivana de Cassia Bianco disse...

Oi meu nome é Ivana ,descobri agora com 9 anos que meu filho tem hedronefose.
Grau 1 bilateral.Ja chorei me apavorei e agora estou buscando informações e ajuda de um profissional.
Fiquei muito assustada.

Mariana disse...

Boa tarde, estou grávida de 9 meses, e só agora foi decretado hidronefrose direita no meu bebe, ele estava dilatado e no momento do ultrassom ele fez xixi e aí voltou ao normal, deu 1.39cm... Confesso q fiquei preocupada com esse diagnóstico, vc acha q é muito grave?? Me ajude, por favor... Obrigada!!

Unknown disse...

Bom dia. Minha filha foi diagnosticada com hidronefrose no rin esquerdo com 3 anos de idd. Pois a msm começou a sofre com infeções Urinárias. Dps de vários exames , com 5 anos veio a cirurgia. reemplante de ureter .hoje ela esta com 14 anos. Nunca mais teve infecção.faço acompanhamento 6 em 6 meses. No hospital jesus. Em vila isabel rio de Janeiro. Devemos sempre confiar em Deus e nós médicos. Deixo aqui o meu relato Para ajudar as mamães que estao passando pela msm situação. Creia!! O melhor ainda esta por vir.bjs ,que Deus abençoe nossas crianças.

Unknown disse...

Estou na mesma situação, meu filho tem 3 anos e descobrimos agora a hidronefrose no rim esquerdo também, estou muito assustada, porque refizemos a ultrassonografia e não teve melhora, o rim continua dilatado! Estou nervosa, não sei o que fazer! Retornaremos na pediatra somente dia 7 do mês que vem! Preciso crer que Deus está no controle!

Anónimo disse...

Ola como foi o tratamento?

Unknown disse...

Oi sou a diana quando estava gravida e com 32 semanas descobri q um rin da minha filha tava maior q o outro na outra ulta q fiz depois de 15 dias o outro rin tava tambem ficando dilatado mas a bixiga dela estava esvaziando e ela estava crescendo e engordando em tao nao era hr de se preocupar....ela nacseu fizemos outra ultra os rins continuava dilatado e hj com 3 mes deu uma infecçao urinária nela muito preocupada pois ela esta fazendo pouco xixi duns dias p ca e queria saber sera q esse pouco de xixi q ela faz e por causa da infecçao e se fazem cirurgia em crianças menos de 1 ano q tem esses problema de dilataçao ou refluxo?

Luciana disse...

Oi bom dia pessoal,me chamo Lucia sou de Olinda-Pe, Estou na minha segunda gestação tenho um filho com cinco anos,nesse momento estou com 32 semanas e 5 dias na minha ultima ultrassom deu que o rim do meu bebê esquerdo está medido 14 mm,Estou muito preocupada com isso.pois desde dos três meses de gestação que vem dando essa dilatação no rins do meu bebê.

vivian disse...

Oi Boa tarde me chamo Aline tenho uma filha de 7 meses desde a gravidez foi diagnosticada uma hidronefrose bilateral de 5mm hoje ele fez um ultrassom para saber se tinha diminuído ela continua com a dilatação leve fiz vários exames urina sangue para vê a função renal graças a Deus ta bem faço acompanhamento com nefrolorogista e o pediatra dela ela não toma remédio do acompanhamento de 2 em dois meses nunca teve infecção urinária graças a Deus

Unknown disse...

Oi Kennya..queria muito conversar com vc..meu filho tem 8 meses..foi diagnosticado com vup. Tem a vesiscostomia..não fez a fulguração ainda pq a bexiga é muito espessada. Ta tomando medicamentos pra bexiga melhora só assim fazer a fulguração. Meu email mariak.oliveira@hotmail.com

Jaqueline disse...

Boa Tarde meu sobrinho tem 8 anos acabou de fazer uma ultrassom e descobriu que os rins dele tem tamanho dos rins de um adulto de trinta anos quando tinha uns três aninhos fez uma cirurgia porque tinha dois buraquinhos no penis e agora que foi investigar o poque que ele ainda faz xixi na cama descobriu esse tamanho dos rins dele. E que pode ser e o como é o tratamento estamos desesperados

Anónimo disse...

Olá meu nome é Maria meu filho tem um mês e foi diagnosticado com hidronefrose bilateral moderada a esquerda e tô assustada pois no primeiro ultrassom qnd nasceu foi leve e agora tá moderada o que acontece qnd agrava os bebês sentem dor?
Me ajudem

Anónimo disse...

Olá fiz uma ultra e o médico disse que minha bebê ta com o rim direito aumentado de tamanho e multicistivo. O que é isso? Falou que o líquido aminiotam está normal

Unknown disse...

Oi mãezinhas, vim aqui contar a minha experiência (até o momento) retornarei depois que a minha menina nascer para contar qual foi o resultado...
Quando fiz o ultra do 2ª trimestre a minha pequena foi diagnosticada com Hidronefrose no rim esquerdo, no laboratório A+ da Heitor Penteado (eles tem ultrassonografistas especialistas em medicina fetal).
Nessa ocasião, fiquei desesperada, quis saber o motivo disso
Levei o o meu US para o meu Obstetra que me indicou o Doutor Mauricio Saito, médico ultrassonografista especialista em Medicina Fetal, para confirmar o diagnóstico...
Lá confirmamos o a dignostico.
Fomos orientados a realizar uma punção para colher o xixi que estava armazenado no rinzinho dela para verificar a atividade do rim.
O rim ainda estava funcionando!
Após a punção o rim diminuiu, mas após 2 semanas voltou a aumentar.
Fomos orientados a realizarmos o procedimento para colocar um cateter no rim dela, para reduzir em mais 80% as chances da minha filha ter insuficiencia renal ao longo da vida... Ou seja, esse procedimento salvaria o rim dela!
Apesar de existir possibilidade do procedimento não salvar o rim, resolvemos dar a ela sua melhor chance.
Optamos pela realização do procedimento.
Em sintese e de forma nada técnica esse procedimento funciona como uma punção abdominal.
A diferença é que a agulha tem um furinho no meio para a colocação do cateter
o cateter é bem fininho, parte é colocado no rim do bebe e a outra parte fica na bolsa para que a urina seja lançada diretamente do lado de fora, evitando o armazenamento do xixi no rim.
Fiz esse procedimento a poucos dias, tenho retorno no especialista essa semana.
Venho contar para vcs o que aconteceu.
Tenho muita fé de que a minha filha não terá mais nenhuma intercorrência.
Vim compartilhar a minha história com vcs, pq me senti desolada quando soube que não tinha oq fazer diante do diagnóstico que recebi.
Por isso vim contar A SIM O QUE SER FEITO!
A MEDICINA FETAL JÁ TEM UMA RESPOSTA PARA ISSO, e os médicos vem tendo sucesso nesses procedimentos..
Risco existem...
De prematuridade de parto e também do procedimento não dar certo...
Mas, os médicos avaliam o risco e te posicionam quanto a eles, a decisão é nossa...
Quem quiser esclarecer alguma dúvida o meu email é candrade.lais@gmail.com
Estou por aqui...

Unknown disse...

Bom dia,sou Kamila,estou de 22 semnaas e na ultrassom morfológica,deu q o rim esquerdo do meu bebê está dilatado,gostaria de saber o que levou essa dilatação? Obrigada

Unknown disse...

E o seu filho ficou bom ?

Fernanda disse...

Meu filho de 4 anos também tem hidronefrose e já passou por alguns procedimentos cirúrgicos o primeiro diagnósticos foi uropatia obstrutiva e por refluxo não especificada e duplicação do ureter megaureter congénito. As cirurgias realizada foram nefrectomia parcial, caráter duplo J, pielografia ascendente. Mas nossa luta ainda não acabou depois desses procedimentos ele vem sempre colocando o cateter duplo J. Mas gracas a Deus as febres diminuíram e as infecção também. Mas continuamos sempre indo no urologista e agora ele esta aguardando leito pra próxima cirurgia. Mas graças a Deus ele está bem agora.

Unknown disse...



Olá,


Eu me chamo Karen e estou muito aflita! Na morfológica de 24 semanas descobri que meu menino estava com dilaração piélica bilateral de 8,8 e 8,9 mm.
Agora com 31 semanas fiz uma ultra que acusou uma piora significativa. Acusou DILATAÇÃO PIELOCALICIAL BILATERAL  DE 14mm no rim esquerdo e e 13mm no direito e também presença de MEGABEXIGA.
Será que por já ser final de gravidez e dilatações altas assim ainda há chance de normalizar até o nascimento?
Peço, por favor, que a Criança e Rim me ajude a entender as verdadeiras implicações desse diagnóstico, tratamentos e riscos.
 Desde já agradeço!