Como utilizar melhor os medicamentos

9 de janeiro de 2009

Encontrámos um folheto com muitas indicações para ajudar os pais na tarefa de darem os medicamentos aos seus filhos:


  • São muitos os medicamentos e não me consigo orientar!
    Marque em agendas ou calendários os dias e as horas das tomas.

  • O meu filho não gosto do sabor do xarope!
    Informe-se junto do seu médico ou farmacêutico sobre a existência de xaropes com sabores diferentes, outras formas farmacêuticas (ex: comprimidos ou supositórios) ou que alimentos pode misturar com os medicamentos.

  • Não consigo dar comprimidos ao meu filho pois ele não os sabe engolir!
    Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se pode triturar os comprimidos ou se existem xaropes ou soluções orais que possam substituir os comprimidos

  • Deixei de dar os medicamentos ao meu filho porque ficou cheio de “babas”!
    Contacte o médico ou farmacêutico para saber se deve suspender ou continuar a administrar os medicamentos.

  • Não consigo ir à farmácia buscar a medicação do meu filho porque estou sempre a trabalhar no horário de funcionamento da farmácia!
    Se não conseguir ir à farmácia durante o horário de funcionamento pode sempre combinar com os funcionários da farmácia qual a forma de obter a sua medicação sem ter que faltar ao trabalho.

  • Como o meu filho ficou bom ao fim de 2 dias deixei de lhe dar o medicamento!
    Mesmo que alguns sintomas tenham desaparecido e o seu filho já se sinta melhor, deve continuar a dar o medicamento segundo as instruções do seu médico ou farmacêutico.

  • O meu filho está sempre a vomitar e não sei se posso dar 2 vezes seguidas o medicamento ou se hei-de deixar de lho dar!
    Não deve duplicar a dose ou deixar de dar o medicamento sem antes falar com o seu médico ou farmacêutico.

  • Eu não quero que o meu filho tome medicamentos na escola porque os amigos podem descobrir que ele está doente!
    Fale com o seu farmacêutico, pois ele pode ajudá-lo a elaborar um esquema de modo a que o seu filho não tenha que levar os medicamentos para a escola.

Conselhos para que os pais não se esqueçam de dar todos os medicamentos ao seu filho

  • Associar a toma dos medicamentos a uma acção do dia que realiza àquela hora (ex: dê os medicamentos à hora de fazer o jantar).
  • Escrever num calendário ou agenda os dias e as horas a que tem que dar os medicamentos e ir assinalando com um "visto" aqueles que já administrou.
  • Utilizar um alarme portátil para o lembrar das tomas dos medicamentos (ex: use a opção de alarme/agenda do telemóvel).
  • Em casos de mudanças na rotina da sua vida diária (ex: férias, viagens, fins-de-semana), faça previamente um plano das modificações necessárias no horário e na escala da toma dos medicamentos. Sempre que tiver dúvidas na modificação dos horários a fazer, contacte o seu médico ou farmacêutico.

Fonte: Serviços Farmacêuticos do Hospital D. Estefânia

0 comentários: