Ministra da Saúde no Centro de Histocompatibilidade do Norte

12 de janeiro de 2009

A ministra da Saúde, Ana Jorge, elogiou na passada 6ª feira, no Porto, o trabalho que tem sido feito pelo Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN), que tem registados mais dadores de medula do que os que existem em Espanha. "O CHN é motivo de orgulho para os portugueses, com um trabalho que é reconhecido internacionalmente", afirmou a ministra, na intervenção que proferiu na cerimónia comemorativa do 25º aniversário daquela instituição.

Na breve intervenção que proferiu, a ministra revelou os dados mais recentes relativamente aos transplantes realizados em Portugal no ano passado. "Em 2008 foram realizados 860 transplantes, dos quais 553 renais, que é um valor jamais conseguido", afirmou Ana Jorge, acrescentando que foram ainda realizadas 53 colheitas de órgãos em dadores vivos.

Relativamente às recolhas de órgãos em cadáveres a titular da pasta da saúde revelou que, no ano passado, Portugal atingiu um valor de 26,3 por milhão de habitantes. "Portugal tem vindo a fazer um esforço na área dos transplantes. Temos números que nos honram quando comparados com indicadores internacionais", frisou a ministra da Saúde.

Apesar deste esforço, Helena Alves, directora do Centro de Histocompatibilidade do Norte, salientou que a lista de espera para transplantes tem vindo a crescer nos últimos anos, sustentando que as curvas dos gráficos são "assustadoramente crescentes". Nesse sentido, referiu a existência de uma "enorme divergência entre o crescimento da lista de espera e o número de transplantes realizado". Segundo Helena Alves, o número de candidatos a transplante renal "cresceu mais de 50 por cento em cinco anos".

Fonte: http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/491062

0 comentários: