Receber um rim novo melhoraria o funcionamento cerebral

6 de janeiro de 2009

Nova York (Reuters Saúde) - As pessoas com doença renal podem padecer de deterioração cognitiva, no entanto o transplante de rim pode melhorar o seu funcionamento cerebral, revelou um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade de Nefrologia, em Filadélfia.

Sabe-se que a doença renal crónica ou avançada que requer diálise está relacionada com uma deterioração da função cognitiva. Estudos anteriores já tinham sugerido que a deterioração mental nos pacientes dializados se revertia com um transplante renal bem sucedido.

Para investigar mais sobre o assunto, o dr. Mark Unruh, da Universidade de Pittsburgh na Penisilvânia, e seus colegas avaliaram o desempenho cognitivo antes e depois do transplante de rim em 37 pacientes com doença renal avançada.

Os peritos analisaram também a função cognitiva noutras situações num grupo de controle de 23 pacientes com doença renal avançada que não foram transplantados.

A equipa de Unruh revelou uma melhoria estatisticamente significativa no desempenho em testes de aprendizagem verbal e de memória, atenção e linguagem depois dos pacientes receberem os transplantes.

Os peritos não encontraram essas melhorias nos pacientes que não receberam um rim novo. De facto, os resultados dos exames cognitivos pioraram com o tempo no grupo de controle.

"Enquanto que aquelas pessoas tratadas com um transplante renal mostraram melhorias pequenas mas importantes em áreas específicas de desenvolvimento cognitivo, o grupo de comparação que não recebeu um transplante apresentou deterioração da função cognitiva", comentou Unruh.

Unruh referiu que estes resultados espelham a posição de que o transplante de rim constitui uma susbstituição óptima da função renal e "uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida e a reabilitação dos pacientes com doença renal crónica avançada".

Fonte: http://www.buenasalud.com/news/index.cfm?news_id=15710&mode=browse&fromhome=y

0 comentários: