Pergunta Sem Resposta: Novo Formulário Galénico

24 de outubro de 2008

Já no ano passado nos queixámos da desactualização do Formulário Galénico, que levou inclusivamente à participação do Criança & Rim numa reportagem realizada pela RTP. A principal queixa tinha a ver com o facto de o Estado só comparticipar os medicamentos manipulados que constem do dito Formulário Galénico. Só que a última edição deste Formulário datava de.... 1969 (!!), estando completamente desactualizada face às necessidades médicas e medicamentosas actuais.

Passados quase 40 anos eis que surge a edição actualizada do Formulário Galénico!!! Segundo a Associação Nacional de Farmácias, que editou este novo trabalho, "Esta é uma edição orientada para a Pediatria, com formulações distribuídas entre 40 substâncias activas e oito grupos terapêuticos nesta especialidade."

Saiba mais aqui: http://www.anf.pt/media/fs_set08.pdf (págs. 20 e 21)

Agora perguntamos: será que o Trimetoprim já está finalmente incluído nesta versão do Formulário Galénico? Ou teremos que esperar mais 40 anos?

3 comentários:

Helena Jardim disse...

O Formulário Galénico Português edição da Associação de Farmácias não é a mesma coisa que o Formulário Galénico Nacional, aquele que nos interessa no que toca a medicamentos manipulados e sua comparticipação...
Neste capítulo posso informar que o Infarmed tem um grupo de farmaceuticos e médicos (dermatologista e pediatra) a trabalhar numa nova lista de medicamentos manipulados e que quando aprovada será comparticipada a 50% de acordo com a lei dos manipulados em vigor. Esse grupo tem que ter terminado o seu trabalho no máximo até ao fim do ano.
Entretanto foi formada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria uma "Comissão do Medicamento" que vai tentar junto do Infarmed e Ministério da Saúde harmonizar as nossas práticas, no que toca a medicamentos pediátricos, com as directivas europeias e propôe-se mesmo, essa Comissão, obter beneficios em suplementos nutricionais e naqueles alimentos que não sendo medicamentos funcionam quase como tal, como com os leites especiais para crianças intolerantes ou alergicas ao leite de vaca. Tenhamos esperança...

Marta Campos disse...

Ops.... Quem diria que o FGPortuguês não é a mesma coisa que o FGNacional??

De qualquer modo, fica o post, pois o comentário também é informativo.

Obrigada pelas informações!

Anónimo disse...

Qualquer farmacêutico sabe que o FGPortuguês não é o mesmo que o Formulário Galénico Nacional, e é a este grupo de profissionais de saúde que lhes compete saber este tipo de informações. Portanto dúvidas a este nível devem ser tiradas com estes mesmos profissionais. E não divagadas por qualquer um!