Os rins com tumores pequenos são viáveis para transplante

19 de setembro de 2008

Um estudo realizado na Austrália sugere que a disponibilidade de rins para transplante aumentaria se se utilizassem os rins que se extraem devido a tumores pequenos, sugeriu um estudo australiano. O maior desafio no transplante renal é a baixa disponibilidade de órgãos, destacou a equipa dirigida pelo doutor David L.Nicol, do Hospital Princess Alexandra em Brisbane.

O uso de rins "marginais" provenientes de dadores cadáveres é uma das estratégias utilizadas para resolver esse problema, no entanto a literatura publicada indica que os resultados podem ser superiores com rins de dadores vivos ainda que não geneticamente relacionados. Para muitos pacientes não existe um dador vivo adequado. Isto é especialmente problemático para os mais velhos e para os que têm mais do que uma doença e que podem morrer enquanto esperam pelo órgão de dador cadáver, explicaram os autores.

A equipa estudou a evolução de 43 pacientes, os quais foram transplantados com rins que tinham tido tumores pequenos. Os órgãos pertenciam a 38 pacientes aos quais se havia extirpado os rins por possibilidade de cancro de células renais e a três dadores cadáveres. Após a cirurgia para extirpar-lhes o tumor, transplantaram-se os rins. A maioria dos receptores tinham mais de 60 anos e muitos padeciam de várias doenças. Quatro pacientes morreram por outras causas. O resto dos pacientes manteve o rim transplantado em funcionamento durante os 32 meses de seguimento.

Os testes de controle trimestral revelaram a recorrência tumoral em um paciente, o qual surgiu nove anos após o transplante e o paciente manteve-se estável durante os últimos 18 meses, explicou a equipa. "A nossa experiência sugere que os rins de pacientes com tumorres renais pequenos que consentiram a nefrectomia (extirpação) radical seria uma fonte valiosa para muitos pacientes com insuficência renal em estado terminal e que, até agora, não tinha sido estudada", senteciaram.

Fonte: http://www.elconfidencial.com/cache/2008/08/27/salud_93_rinones_tumores_pequenos_viables_trasplante.html

0 comentários: