Sumos alteram eficácia de medicamentos

22 de setembro de 2008

Uma equipa de cientistas norte-americanos e canadianos descobriu que os sumos de toranja, laranja e maçã podem alterar o efeito de determinados medicamentos, reduzindo a sua eficácia.
Os investigadores levaram a cabo este estudo com base em pacientes medicados com anti-histamínicos, usado para as alergias, onde alguns voluntários tomaram o remédio com água e outros com sumo de toranja.

Com este estudo, os cientistas detectaram que o principal ingrediente activo de toranja reduz para metade a absorção do medicamento. Também os sumos de maçã e de laranja podem, de igual modo, diminuir a absorção de alguns remédios passados à corrente sanguínea através do intestino.

Deste modo, os investigadores assinalam que os medicamentos cujo efeito pode ser afectado por estes sumos são os receitados para doenças cardíacas, para o tratamento de cancros e para a hipertensão e infecções.

Todavia, os cientistas referem que estes resultados são apenas “a ponta do iceberg”, na medida em que outros medicamentos poderão ter o seu efeito reduzido com o ingerir de sumos de toranja, laranja e maçã.

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=9D1A3170-8E5F-4E47-9362-0281DBC6E97E

NOTA: Para os transplantados em tratamento com Prograf, está escrito na bula do medicamento: "Deve evitar comer toranja ou beber sumo de toranja durante o tratamento com Prograf." Não devem esquecer de ler sempre as instruções antes de iniciar um tratamento novo!!

0 comentários: