Efeitos do Arando e Probióticos

7 de julho de 2008

Na sequência do post publicado no dia 1/7, e por sugestão da Prof. Helena Jardim, apresentamos o link para um trabalho realizado por Alexandra Castro, aluna do 6º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com o seguinte título: "Profilaxia de Infecções do Tracto Urinário em Pediatria: Efeitos do Arando e Probióticos na Prevenção de Infecções Recorrentes."

Deixamos o resumo do trabalho:

A Infecção do tracto urinário (ITU) é um problema pediátrico comum. Esquemas terapêuticos com antibióticos, contínuos e de baixa dosagem são recomendados para prevenção de infecções urinárias recorrentes, resultando no desenvolvimento de resistência bacteriana. Terapêuticas alternativas para prevenção de ITUs são necessárias para limitar o incremento da resistência a antibióticos.

O arando tem vindo a ser usado na profilaxia de ITUs. Recentemente um grupo de proantocianidinas (PACs) que impedem a adesão bacteriana foi isolado a partir do arando. Porém, estudos randomizados controlados não demonstram utilidade do arando na profilaxia de ITUs, em crianças.

Os probióticos são microorganismos benéficos. Vários mecanismos foram propostos para a acção dos probióticos. Em lactentes, o leite humano e produtos probióticos preveniram ITUs. Porém, não há estudos clínicos que apoiem o uso de probióticos na prevenção de ITUs em crianças. É importante enfatizar que os probióticos são muito heterogéneos, com diferenças na composição, actividade biológica, e dose ideal entre as diferentes preparações probióticas existentes.
Link para o trabalho completo: http://docs.google.com/Doc?id=dgszrg23_20ck8mg3c3

0 comentários: