Ivan Klasnic

11 de junho de 2008


A propósito de uma questão que surgiu no nosso Fórum, e em plena euforia do Euro 2008, lembramos que existe um jogador que foi chamado a representar a selecção do seu país e que tem uma história "renal" complicada.

Segundo o site oficial da UEFA, "É um milagre da medicina moderna Ivan Klasnić continuar a jogar futebol, ainda para mais quando está prestes a competir ao mais alto nível no UEFA EURO 2008. O ponta-de-lança de 28 anos foi submetido a dois transplantes renais em 2007, mas regressou aos relvados da Bundesliga com a camisola do Werder Bremen no final do último ano e voltou a vestir a camisola da selecção da Croácia em Março, frente à Escócia."

Klasnić interrompeu a sua carreira entre Dezembro de 2006 e Outubro de 2007, devido aos seus problemas de saúde. Em Janeiro de 2007 realizou um primeiro transplante renal com um rim doado pela sua mãe. No entanto, pouco tempo depois da cirurgia, seu organismo rejeitou o órgão. Dois meses depois, foi a vez do seu pai lhe doar um rim e, aparentemente, este transplante está a ser bem sucedido.

Agora acaba de se tornar no primeiro jogador a participar num importante torneio internacional de futebol depois de um transplante renal. Klasnić foi aconselhado a usar uma protecção em fibra de vidro, para evitar lesionar o rim transplantado durante os jogos ou mesmo nos treinos. Além disso, os seus medicamentos imunossupressores tiveram que ser expressamente autorizados pela UEFA, uma vez que fazem parte da lista de substâncias proibidas por razões de "doping".

Ler mais.

0 comentários: