Como ajudar o seu filho a lidar com um transplante renal? Criança pequena (12 meses até 3 anos)

13 de junho de 2008

A partir dos 12 meses, as crianças começam a querer fazer mais coisas por si próprias.

  • Já será capaz de dizer "não" ou "quero".
  • Deixe-o fazer algumas coisas sozinho e, assim, poderá ser capaz de mostrar sentimentos através das suas acções.
  • Ajude-o a compreender como funciona o seu corpo.
  • Explique-lhe o transplante em palavras simples. As crianças desta idade pensam que são capazes de provocar ou evitar acontecimentos, o que lhes dará uma falsa ideia do que lhes causou o problema de saúde.
Preocupações mais comuns:
1. Medo da separação ou medo de estranhos. Como ajudar?
  • Esteja o máximo de tempo possível com o seu filho.
  • Dentro do possível, limite o número de pessoas que tratam dele.
  • Deixe-lhe objectos de segurança, tais como uma mantinha familiar ou um boneco de peluche preferido.
  • Se tiver que se ausentar, diga-lhe onde vai e quando irá voltar.
  • Quando sair, deixe-lhe algo de seu, como uma fotografia ou uma peça de roupa.
2. Perda de controlo. Como ajudar?
  • Permita que o seu filho faça escolhas, mas não o faça quando não há escolha possível.
  • Dê-lhe tarefas.
  • Deixe-o brincar e controlar os jogos e actividades.

3. Mudança de rotina. Como ajudar?

  • Dentro do possível, mantenha as rotinas de comer, dormir e banho.
  • Deixe-o brincar com os seus brinquedos favoritos e mais familiares.

4. Mudanças de comportamento. Como ajudar?

  • Dê-lhe oportunidades seguras de expressar a sua raiva ou outros sentimentos, como por exemplo, através da pintura ou construções.
  • Diga-lhe que não faz mal sentir-se triste ou zangado.
  • Passe muito tempo com ele e garanta-lhe segurança.
  • Estabeleça limites e discipline-o, sempre que necessário - ele precisará de limites para se sentir seguro.
  • Elogie-o sempre que possível.

5. Medo dos tratamentos. Como ajudar?

  • Assegure-o que ele não fez nada de errado e o tratamento não é um castigo.
  • Mantenha objectos de segurança por perto, tais como uma mantinha, uma chupeta ou um boneco de peluche.
  • Utilize palavras simples, imagens ou livros, para lhe dizer o que vai acontecer.
  • Diga-lhe o que vai acontecer mesmo antes do tratamento (e não com muita antecedência).
Fonte: http://www.choa.org/default.aspx?id=4763

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