Recomendações Pós-Transplante Pediátrico da Sociedade Americana de Transplantação - Crescimento

23 de maio de 2008

As crianças insuficientes renais têm problemas de crescimento e são mais baixas do que outras crianças da mesma idade. Uma das principais razões que explicam a dificuldade de crescimento tem a ver com o facto de o organismo não responder à sua própria produção de hormona de crescimento, pelo que muitas vezes estas crianças recebem tratamento com esta hormona.


Será que o meu filho irá crescer normalmente após o transplante?

Após o transplante, o crescimento ainda poderá ser lento, mesmo que o novo rim funcione bem, devido ao tratamento com prednisona. As crianças mais pequenas tendem a ter as melhores taxas de crescimento pós-transplante. Se o seu filho não está a crescer bem, o seu médico poderá decidir alterar a dosagem de prednisona, ou iniciar o tratamento com a hormona de crescimento.


O meu filho fazia hormona de crescimento antes do transplante. Pode continuar a fazê-lo?

Algumas crianças crescem muito bem depois do transplante, em particular se o rim funcionar bem. O seu filho poderá precisar de hormona de crescimento, ou não. Se o seu filho não estiver a crescer bem, pergunte ao seu médico de transplante sobre a hormona de crescimento. O seu filho deverá ter uma função renal estável e sem sinais de rejeição, antes de retomar a hormona de crescimento.

Quando é a melhor altura para começar um tratamento com hormona de crescimento depois de um transplante renal?

  • É melhor começar a hormona de crescimento quando a função renal se encontra estável e quando a dose de prednisona é baixa. Na maior parte das vezes, deverá ser iniciada 6 meses depois do transplante. Por vezes, realiza-se uma biópsia renal antes de iniciar o tratamento.
  • É melhor começar a hormona de crescimento antes da puberdade. É conveniente realizar raios-x ósseos antes de iniciar o tratamento, para ver quanto é que a criança poderá crescer ainda.

Quais são os efeitos secundários da terapia com hormona de crescimento em crianças depois de um transplante?

A hormona de crescimento pode:
  • activar o sistema imunitário, o que significa que a função renal do seu filho deverá ser avaliada frequentemente durante o tratamento.
  • aumentar o nível de creatinina sérico de forma súbita, por razões desconhecidas.
  • em alguns estudos, descobriu-se que pode aumentar o risco de rejeição aguda em crianças que já tiveram mais do que um episódio de rejeição no passado. Isto não parece acontecer em pacientes estáveis.
  • piorar a função renal, ao aumentar as tentativas do organismo de rejeitar o rim.
  • exigir alterações em algumas medicações (tais como a prednisona).
  • causar aumento do nível de açúcar no sangue, diabetes e dores de cabeça.
  • causar cancro, conforme alguns estudos já o registaram.

Fonte: http://a-s-t.org/files/pdf/patient_education/english/AST-EdBroPEDKIDNEY-ENG.pdf

0 comentários: