FAQ's Dador Vivo

20 de maio de 2008

Quem pode doar um rim?

Geralmente, os dadores vivos são familiares ou amigos próximos do receptor. A decisão de doar é bastante importante e deve ser tomada pelo próprio, juntamente com as pessoas que lhe são próximas. Em nenhuma circunstância o dador se deve sentir pressionado a doar um órgão. A equipa de transplante deverá estar preparada para assistir o potencial dador neste processo de decisão.

Em geral, os dadores vivos de rim precisam de ter:

  • entre 18 e 70 anos
  • boa saúde geral
  • função e anatomia renais normais

O que pode excluir uma pessoa de doar um rim:

  • diabetes
  • alguns tipos de cancro
  • consumo de drogas intravenosas
  • algumas doenças infecto-contagiosas, como a SIDA e a hepatite

Em que consiste o processo de doação de um rim?

O primeiro passo consiste em realizar as análises de compatibilidade sanguínea (http://www.chsul.pt/transplante.htm). Se esta for adequada, o potencial dador inicia um processo de avaliação, para assegurar que a doação não será prejudicial para o futuro dador. Se, em determinada altura, algum exame indicar que a pessoa não é um bom candidato a dador, o processo é interrompido. Cerca de 20% dos potenciais dadores acabam por ser eliminados no decorrer deste processo.

Quais são os riscos associados a uma doação de um rim?
Apesar de haver os riscos normais associados a uma qualquer grande cirurgia, doar um rim não coloca grandes riscos a um dador saudável. Os estudos demonstram que o rim remanescente continuará a funcionar normalmente e irá compensar a perda do outro rim. A doação de um rim não deverá limitar a sua actividade normal ou interferir com o seu estilo de vida após a recuperação da cirurgia. Depois da doação, não será nencessária nenhuma rotina, dieta ou medicação especial.

Quando é que o transplante é marcado?

Quando se identifica um dador adequado, o transplante é marcado para uma altura que seja conveniente para o dador e para o receptor, que poderá variar entre 4 a 8 semanas após a finalização da avaliação pré-transplante.

Como é que se realiza a cirurgia de doação?

O termo "nefrectomia" refere-se à remoção cirúrgica de um rim. Existem dois tipos de cirurgia de nefrectomia:

  • Laparoscopia. Esta operação realiza-se recorrendo a um laparoscópio, que entra no abdómen através de uma pequena incisão. Esta abordagem permite localizar, segurar e remover o rim através de uma incisão surpreendentemente pequena. Este tipo de cirurgia "minimamente invasiva" permite uma recuperação mais rápida do que a cirurgia tradicional. Geralmente, os dadores conseguem deixar o hospital um ou dois dias depois da cirurgia e voltar ao trabalho após duas ou três semanas.
  • Nefrectomia tradicional. Neste tipo de operação realiza-se uma incisão na parte lateral do abdómen. O rim é localizado e removido sob visão directa. A maior parte dos dadores permanece no hospital entre 4 a 5 dias e poderá voltar ao trabalho entre 3 a 6 semanas após a cirurgia, dependendo do seu tipo de trabalho.

Mais informações: http://blogcriancaerim.blogspot.com/search?q=laparoscopia

Será necessário algum tipo de avaliação de follow-up?

Cerca de 6 a 9 meses após a cirurgia, será necessário realizar análises de sangue e urina e uma consulta de Nefrologia. Os resultados destas análises irão indicar qual função renal do rim remanescente.

Fonte: http://www.mayoclinic.org/kidney-transplant/livingdonorfaq.html

0 comentários: