Pergunta sem resposta: novo site da ASST

11 de fevereiro de 2008

A Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação lançou recentemente o seu site na Internet. Apesar de já ter iniciado funções em 2007, só agora o antigo site da Organização Portuguesa de Transplantação foi substituído pelo novo site da ASST.

Louvamos a grande quantidade de informação, sobretudo as estatísticas mais recentes, que antigamente eram difíceis de obter.

O que é incompreensível é que este site, que foi lançado há poucos dias, contenha uma imprecisão tão grave quanto a que encontramos na seguinte página:

http://www.asst.min-saude.pt/transplantacao/perguntasfrequentes/Paginas/dadorvivo.aspx


Quem pode ser dador vivo?

Relação de parentesco


Segundo a lei portuguesa, para haver doação em vida de órgãos, é necessário haver entre o dador e o receptor relação de parentesco até ao terceiro grau.

Tendo a lei sido já publicada em Junho de 2007, tendo surgido tantas polémicas na Comunicação Social recentemente quanto à aplicação da mesma lei, teria sido difícil actualizar este parágrafo antes de o lançar publicamente? Era fácil, apenas se mudaria a frase para: "Segundo a lei portuguesa, para haver doação em vida de órgãos, não é necessário haver entre o dador e o receptor qualquer relação de parentesco."


Outra coisa que temos pena é que alguma legislação não esteja acessível publicamente e solicite a introdução de uma password que, quem está de fora, obviamente não possui.

0 comentários: