Lei nº 22 de 2007 - Nova Lei de Colheita e Transplante de Orgãos, Tecidos e Células de Origem Humana

1 de julho de 2007


Esta é uma Lei que dificilmente iremos esquecer: Lei nº 22 de 2007.

29 de Junho é um dia que ficará marcado nas nossas vidas: foi publicada no Diário da República, a Lei que altera a até ao momento vigente Lei nº 12/1993, relativa à colheita e transplante de órgãos, tecidos e células de origem humana.

HOJE já é permitido recorrer a dadores vivos fora da família do doente!

Estamos cientes que a criação de todas as condições para que a Lei possa ser aplicada na prática não é imediata, mas acreditamos que, dada a dimensão do impacto resultante em tantas vidas, particularmente de crianças e jovens que não têm dadores compatíveis ou em condições de saúde nos familiares próximos, e para os quais está em jogo "toda uma vida", seremos muito brevemente testemunhas de "doações salvadoras", em actos que representam uma das mais elevadas demonstrações de solidariedade!

Como sugestão para reflexões complementares, deixamos para consulta, um artigo do Diário de Notícias sobre esta Lei: Dádiva de órgãos em vida é alargada a casais e amigos.

Finalmente, o Criança e Rim deixa aqui um agradecimento especial ao Ex.mo. Sr. Presidente da República pela celeridade com que tratou este assunto, tendo efectuado a promulgação da Lei a 8 de Junho, imediatamente após esta lhe ter sido enviada a 28 de Maio para o efeito (ver post de 7/6).

2 comentários:

Helena Jardim disse...

Um enorme avanço. Congratulemo-nos todos esperando que a perfídia do ser humano não aproveite a lei com objectivos ilicitos. Um abraço a todos e parabéns as crianças e familias que tanto beneficiarão dela.

Anónimo disse...

È Verdade?! È mesmo verdade?!

Espectáculo!!!!
Espero, á semelhança da Dr. Helena que não seja utilizada para fins ilicitos!
Estou tão contente, tão contente. Isto é um avanço civilizacional incrivel!!!
Parabéns a todos que se empenharam nesta luta e muito apoio e esperança ás crianças e jovens que estão á espera de orgãos!!
:)