22 de Março - Dia Mundial da Água

22 de março de 2007

Beba água! Pela sua Saúde!

Embora o objectivo do Dia Mundial da Água seja o de alertar para a escassez de água doce no nosso planeta, nós decidimos aproveitar a deixa e alertar também para a necessidade de nos mantermos hidratados, como forma de mantermos o nosso organismo saudável, bem como os nossos rins.

"Uma alimentação rica em água promove o bom funcionamento do organismo humano, pois permite que órgãos como os rins trabalhem o necessário, sem estarem sujeitos a sobrecargas que os desgastem e contribuam para a sua falência."

Todos sabemos que mais de 60% do nosso organismo é composto por água. Sabia que mais rapidamente se morre à sede do que à fome?

"Através da urina, cada um de nós pode ter uma ideia aproximada do seu bom ou mau nível de hidratação. Uma urina clara, sem cheiro e abundante é sinal de boa hidratação, enquanto que uma urina amarela, com cheiro e pouco abundante resulta da falta de água no organismo e concorre para a formação de pedra nos rins.

A eliminação de produtos em excesso no sangue, e por isso tóxicos, fica comprometida se a quantidade de água existente não for a necessária. Como a água é o seu principal constituinte, ou o sangue fica com pouca água - mais grosso e com menor capacidade de circulação -, ou as substâncias tóxicas não são eliminadas."

Ler texto completo da Dra. Maria José Paraty sobre a importância da água.

Dicas para beber mais água:

  1. Comece o dia da melhor forma: com um copo de água!
  2. Traga sempre uma garrafa de água consigo.
  3. Ingira mais frutas e vegetais frescos. Além de terem outros benefícios, também têm uma grande percentagem de água.
  4. A água é o principal ingrediente de todas as bebidas, por isso, na realidade, qualquer bebida contribui para o seu aporte diário de água. Mas beber água da torneira continua a ser a forma mais barata e mais eficaz de repor os líquidos que se perdem na sua actividade diária.
  5. Tente substituir as suas bebidas habituais por um copo de água bem fria. Pode começar por substituir uma das suas bebidas diárias e ir aumentando até conseguir beber 6-8 copos de água por dia.
  6. A vantagem de se beber água é que podemos bebê-la quente ou fria, consoante temos frio ou calor. É sempre possível adaptar a temperatura da sua água à temperatura exterior.
  7. Beba água fresca. Mantenha sempre água no frigorífico. A água fresca é refrescante e tem menos cheiro/sabor a cloro.
  8. Consulte este site (em inglês), com mais dicas para aumentar o seu consumo diário de água!

0 comentários: