Nanotecnologia aumenta eficácia da hemodiálise

18 de maio de 2011

De acordo com o novo Manual Português de Hemodiálise, uma recente membrana produzida com recurso à nanotecnologia possibilita uma hemodiálise mais eficaz, através do aumento do diâmetro dos poros e uma distribuição mais uniforme.

Desenvolvida pela Fresenius Medical Care, a tecnologia representa uma nova classe de dialisadores que recorre à nanotecnologia para produzir uma nova membrana de polissulfona e PVP. Esta tecnologia permite uma melhor mímica do rim humano, através do aumento do diâmetro dos poros e de uma distribuição mais uniforme dos mesmos, o que se traduz numa melhoria significativa na eliminação de médias moléculas e em melhores resultados no tratamento.

O novo livro foi elaborada por 100 médicos e enfermeiros portugueses ligados à doença renal e contou com o apoio da Fresenius Medical Care. Os seus autores pretendem que esta publicação seja a referência nacional para profissionais que exercem a sua actividade na área da doença renal.

Para João Fazendeiro, coordenador do projecto «este Manual revela o empenho e vontade da equipa que o dirige, não apenas no saber-fazer, mas também na partilha de conhecimentos» e considera-o «uma mais-valia na formação dos profissionais de saúde que prestam cuidados à pessoa doente, até porque a bibliografia em Português é, nesta área, escassa».

Fonte: http://www.maiahoje.pt/noticia.php?id=4425

Mais informação: http://www.fresenius-medical-care.pt/anm/templates/nw_nacional_detail.aspx?articleid=400&zoneid=34

0 comentários: