Espanha realiza o primeiro transplante em cadeia de dador vivo

6 de maio de 2011

Em Espanha foi anunciado que se realizou o primeiro transplante renal em cadeia, graças a um dador vivo benemérito, que ofereceu o seu rim a um estranho, sem receber qualquer contrapartida. Este dador altruísta, um religioso de Barcelona, expressou a sua imensa alegria por ter participado na experiência, como explicou numa entrevista gravada em vídeo.


Para além deste dador altruísta (apesar de todos os dadores serem altruístas!), participaram na cadeia 2 pares de dador-receptor não compatíveis entre si, e uma receptora que estava inscrita em lista de espera de cadáver.
O rim do religioso foi para o receptor do 1º par (aparentados entre si, mas não compatíveis), enquanto que o dador desse par deu o seu rim ao receptor do 2º par, e assim sucessivamente, até fechar o ciclo com a pessoa que esperava um órgão de cadáver, mas que acabou por beneficiar de um transplante de dador vivo.

As intervenções realizaram-se de forma simultânea no passado dia 6 de Abril, na Fundación Puigvert de Barcelona e no Hospital Virgen de las Nieves de Granada. Todos os intervenientes (dadores e receptores) já tiveram alta.

Espanha já iniciou a realização de transplantes cruzados em 2009, mas agora foi a primeira vez que se criou uma cadeia de transplantes, graças à disponibilidade deste dador benemérito. Pensa-se agora estimular a realização destas cadeias de transplantes, até a nível internacional, tendo o país já estabelecido contactos nesse sentido com França, Portugal e Itália.
Fonte: http://www.elperiodico.com/es/noticias/sociedad/espana-realiza-primer-trasplante-cadena-donante-vivo-gracias-religioso-barcelona-986979

0 comentários: