Dia Mundial do Rim 2011

10 de março de 2011

Dia 10 de Março assinala-se o Dia Mundial do Rim, este ano com o tema “Proteja os seus rins, salve o seu coração”, dando a conhecer à todos a relação entre a doença renal crónica e as doenças cardiovasculares. Muitas pessoas desconhecem, mas os indivíduos que sofrem de doença renal crónica estão mais susceptíveis a desenvolver doenças cardiovasculares complicadas, nomeadamente o enfarte do miocárdio.

Por isso a Sociedade Portuguesa de Nefrologia desenvolverá diversas acções por todo o país, nomeadamente acções de sensibilização em escolas e universidades seniores, de modo a alertar a população para o problema da doença renal crónica. Em todo o mundo, mais de 100 países vão assinalar a data.
As funções do rins assemelham-se à função de um filtro, que realiza a “limpeza” do sangue dos resíduos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo (metabolismo). Além disso os rins têm um importante papel na regulação da quantidade de água e sal, no controlo da tensão arterial, na quantidade de sangue produzida pela medula óssea, na produção de vitamina D e equilíbrio das funções endócrinas do organismo humano.

APIR irá desenvolver várias actividades de prevenção e informação junto da população em vários locais do país. Em Coimbra estas acções irão realizar-se nos vários hospitais da cidade, centros de saúde, assim como em locais públicos, contactando directamente com a população. Em Setúbal será no contacto directo com a população que se irá desenvolver toda a actividade, com a distribuição de folhetos sobre a prevenção da doença renal e doenças cardiovasculares. A APIR também irá participar noutros eventos organizados por outras Entidades relacionadas com o problema da doença renal crónica.

A ADRNP (Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal) irá estar presente na estação da CP em São Bento (no Porto), para realizar o rastreio de factores de risco para a Doença Renal Crónica.

A Pfizer Oncology promove a segunda edição do “Comédia por uma Causa Séria”. Esta iniciativa tem como objectivo alertar e sensibilizar a opinião pública para as doenças do rim e para a importância dos comportamentos preventivos e do diagnóstico precoce no tratamento e cura das patologias que afectam este órgão, avança comunicado de imprensa.

0 comentários: