Pedra no rim afecta cada vez mais o sexo feminino

25 de fevereiro de 2011

“É uma das dores mais intensas que se conhecem”. Fernando Domingos, nefrologista e membro da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, não precisava de o dizer, pelo menos para os 8% a 10% da população portuguesa que terá uma cólica renal durante a vida. Mas é um facto que “quem já teve cólicas renais não as esquece facilmente”. E se, antes, este era um problema que afectava mais os homens, a igualdade entre sexos também já aqui chegou. “A diferença parece estar a diminuir nos últimos anos”, explica o médico. As razões que o justificam prendem-se com as alterações do estilo de vida. É que “as mulheres entraram no mundo do trabalho e também começaram a ter hábitos dietéticos semelhantes aos dos homens”, escreve o jornal Destak.

E o que é que a alimentação tem afinal a ver com as chamadas pedras no rim, causadas “por depósitos de substâncias normalmente dissolvidas na urina mas que, em algumas pessoas, podem ficar depositadas dentro dos próprios rins”? Ao que parece, muito. “A alimentação é um dos factores mais importantes”, garante o nefrologista. E, por cá, o aumento da incidência, sobretudo entre os indivíduos mais jovens, pode ter a ver “com o abandono da nossa dieta tradicional e com a adopção de uma dieta fast food, com muitas proteínas animais, sal e açúcar”.

Alívio para a dor
A dor é o principal sintoma da cólica renal. “Mas muitas vezes aparecem náuseas, vómitos e suores”, refere o especialista, que confirma que “a única coisa a fazer é aliviar a dor com analgésicos”. Mas mesmo que o alívio chegue, é importante consultar um médico.

É que, no caso em que os cálculos se formam repetidamente, podem surgir complicações que, se não forem tratadas, “podem prejudicar a função do rim e levar a insuficiência renal”.

E há mais. “Os doentes com cálculos renais têm mais frequentemente hipertensão arterial e obesidade e estas doenças devem ser prevenidas e tratadas”, acrescenta.

Prevenção é possível

Para quem não sabe, ficam as boas notícias: é possível prevenir a formação destes cálculos, que podem chegar a ter um centímetro de diâmetro. “Isso pode ser conseguido através de hábitos alimentares saudáveis, evitando o consumo excessivo de alimentos de origem animal, os excessos de sal ou açúcares”. A esta receita juntam-se ainda outros ingredientes, como a ingestão frequente de líquidos, reforçada durante os períodos de maior calor, ou se estiver num ambiente quente e seco, como o local de trabalho, tantas vezes aquecido através do ar condicionado.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12053/51/Pedra-no-rim-afecta-cada-vez-mais-o-sexo-feminino.html

0 comentários: