Hoje Conheça Melhor... Armanda Amorim!

4 de janeiro de 2011

Hoje vamos conhecer a Armanda Amorim que é profissional de saúde, mas quando chega a casa não "despe" a bata de enfermeira, pois tem um marido IRC para cuidar.

Nome: Armanda Amorim

Idade: 47 anos

Profissão: Enfermeira

Localidade: Viana do Castelo


Relação com a doença renal: A minha relação com a doença renal é a de Esposa de um doente com Insuficiência Renal Crónica.

Breve história sobre a doença do meu marido: Há uns 12 anos o meu marido andava sempre com dores de cabeça, ia ao médico de família que lhe via os sinais vitais, pois estavam sempre um pouco acima dos valores normais, mas nunca quis valorizar. Quando começaram as crise de gota, resolvi pedir a uma médica de medicina interna uma consulta e aí foi-lhe diagnosticado uma estenose da artéria renal, causa essa, da hipertensão, fiz dilatação da artéria mas infelizmente não foi suficiente, pois os rins já estavam em falência. Por insistência da médica foi seguido no Hospital de Viana, mas sem grandes resultados pois os valores da TA continuavam a subir assim como os valores  analíticos. Pedi várias vezes à médica para enviar o meu marido para uma consulta de nefrologia, o que ela recusou sempre, alegando que ele estava controlado, até que um dia os resultados analíticos estavam uma desgraça e resolvi seguir outras vias!!!! Consegui que ele fosse observado no Hospital Santo António, onde encontrei uma equipe de Médicos e Enfermeiros espectaculares, humanos. De momento anda em consultas de vigilância.


Ele ainda conseguiu aguentar 2 anos sem fazer hemodiálise, há +/- 2 anos iniciou diálise peritoneal. De início reagiu muito mal à doença em si e ao tratamento, mas penso que esta fase já está a passar aos poucos, além de se manter um pouco revoltado em relação ao seu estado. De momento está inscrito para transplante, mas em paralelo uma das irmãs entrou em lista de dador viva, já está a ser estudada e se for compatível seria uma bênção de Deus.

Como chegou ao Criança & Rim: Cheguei até vós pelo Facebook.

O que falta ao Criança & Rim: Como todos nós sabemos, faltam-nos muita coisa na saúde neste nosso país. Passei a palavra a sugeri a todos os meus amigos do Facebook que apoiassem a vossa causa. Nenhum me desiludiu pois fui recebendo as mensagem de que eles se tornaram vossos amigos. Gostaria muito de vos dar a conhecer a ainda mais pessoas passando a palavra e talvez assim encontrar gente com coração para apoiar a vossa causa.

Conselho para os outros amigos do Criança & Rim: Cuide, mas cuide bem dos seus rins, eles fazem-nos tanta falta. E vós, maridos ou esposas não abandonem os vossos cônjuges nessa caminhada, pois eu sei o quanto é difícil conviver com um doente renal. Tenham paciência.

Muitos Beijinhos para Vocês.

0 comentários: