Transplante renal com recurso a células estaminais

24 de setembro de 2010

Na Índia, realizou-se recentemente um transplante renal, com recurso a tecnologia de células estaminais. A cirurgia foi feita num homem com 35 anos, no mês de Junho, tendo sido retirada toda a medicação pós-transplante ao fim de 9 semanas. O paciente, que recebeu o rim transplantado da sua mãe, recebeu também injecções de células estaminais, que ajudam a criar uma harmonia entre o organismo do receptor e o órgão transplantado.

Os médicos afirmam que ele poderá nunca mais vir a precisar de medicação no futuro, para além de se encontrar a recuperar favoravelmente. Mais ainda, o seu nível de imunidade em relação a outras doenças é bastante mais elevado e os médicos esperam que este rim tenha uma maior longevidade.

Fonte: http://timesofindia.indiatimes.com/city/jaipur/SMS-doctors-conduct-countrys-first-stem-cell-kidney-transplant-/articleshow/6521624.cms

1 comentários:

Ministério disse...

Quer ser doador de órgãos, mas não sabe o que é preciso fazer para garantir que a sua vontade seja respeitada? O que diz a Lei brasileira de transplante atualmente? Saiba isso e muito mais fazendo as suas perguntas diretamente para o Ministério da Saúde, através do http://www.formspring.me/minsaude.
Participe e divulgue!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde