Hoje Conheça Melhor... Ruth Rafaela!

8 de junho de 2010

A Ruth Rafaela apareceu no Criança & Rim através do Facebook, mas também esteve presente no Almoço que realizámos em Novembro, e a sua história renal já é longa. Querem ver?

Idade: 38

Profissão: Fotógrafa

Localidade: Entre Lisboa e Almada

Relação com a doença renal: Própria

Breve história: Iniciei a Hemodiálise aos 14 anos e fui transplantada aos 19 no H. da Cruz Vermelha Portuguesa. Aos 27 fiz a falência do rim e voltei para a Hemodiálise. Revoltada, encontrei o meu lugar em S. João da Madeira onde me ensinaram a ser autónoma como forma de aceitar a viver com a IRC em Hemodiálise. Isso fez-me mudar a minha vida toda para o Norte onde residi 11 anos. Devido a outros problemas reincidentes da IRC e dos imunossupressores do transplante, actualmente ainda não estou indicada para transplante. Vivo na Margem Sul e faço Hemodiálise no Fogueteiro, no mais recente Centro da Fresenius Medical Care.

Como chegou ao Criança & Rim: Pelo Facebook

Porque continua a visitar o Criança & Rim: Porque, apesar de já ser adulta identifico-me com alguns (já) percursos de vida de algumas crianças e considero que as crianças IRC deverão ter um apoio diferente das pessoas IRC adultas, não só nos consultórios, como nas rotinas do dia-a-dia, pois têm necessidades diferentes, e o C&R preenche essa lacuna que até então não existia.

O que já aprendeu com o Criança & Rim: Alguns conselhos práticos, da realidade que só a conhece quem a vive no dia-a-dia e que geralmente não se fala nos consultórios e nem mesmo nas associações de Ins. Renais Portuguesas que já existem há alguns anos.

O que falta ao Criança & Rim: Alguém que dinamize mais as actividades práticas. Julgo que encontros pontuais entre crianças IRC, com algumas actividades que poderão ser brincadeira e ao mesmo tempo partilha e pedagógicas, poderiam ser úteis.

Conselho para os outros amigos do Criança & Rim: Cada caso é um caso e procurem o lugar e as soluções que considerem que são as melhores, mesmo que por vezes isso implique ter que mudar... de tratamento, de rotina, ou seja do que for... por forma a acarinharem a IRC como parte integrante da vida, sem grandes dramas maiores nem evidenciar diferenças que poderão levar à exclusão... Sou IRC, e depois? Há quem seja atleta ;-)

Bem Hajam a Todos/as!!

4 comentários:

Ruth Rafaela disse...

Estou comovida, vieram-me as lágrimas aos olhos... sei das perguntas e lembro-me das respostas, mas vê-las publicadas aqui é uma honra muito grande que me traz uma grande emoção.
Um beijinho e um muito bem hajam!!

Marta Campos disse...

Olá Ruth..... Sua chorona!!! :) Já te tinha dito antes, que as tuas respostas, além de serem das mais completas, foram das mais tocantes!!!

bjs grandes e obrigada também pela parte que nos toca!!

filipe melo disse...

olá ruth
li o teu percurso de vida, e fiquei bastante comovido com as respostas honestas que destes.
sou transplantado de sao joao da madeira talvez os nossos caminhos se tenham cruzados.

Ruth Rafaela disse...

Olá :-)
Pois Martinha, conheces aquela música "Ay, LLorona"?.. Pois assim sou eu,.. choro tanto de alegria quanto ás vezes de tristeza,... que hei-de eu fazer ;-)?

Filipe, agradecida pela sua apreciação. Não nos chegámos a cruzar, mas é sempre bom conhecer pessoas de uma terra linda onde permaneci 11 maravilhosos anos da minha vida.

Bjinhos a todos/as com muito sucesso