Primeiro medicamento fabricado com células estaminais pode ficar pronto este ano

7 de junho de 2010

O primeiro medicamento fabricado a partir de células estaminais poderá ficar pronto para ser sujeito à avaliação da Agência Europeia do Medicamento (EMEA) já no final deste ano. No caso de ser aprovado, poderá ser comercializado em 2011.

A EMEA anunciou ontem que foi informada da “intenção de uma farmacêutica europeia em apresentar a primeira candidatura para autorização comercial de um produto fabricado a partir de células estaminais”. O nome da empresa não foi revelado nem a possível aplicação terapêutica.

A investigação em células estaminais tem vindo a desenvolver-se a um ritmo acelerado nos últimos anos e, na Europa, estão já em fase de testes clínicos 40 tratamentos. São medicamentos que utilizam as células estaminais para regenerar tecidos perdidos ou danificados e para tratamento de diversos cancros. A maioria destes medicamentos em teste utiliza células estaminais adultas.

Fonte: http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/primeiro+medicamento+fabricado+a+partir+de+celulas+estaminais+pode+ficar+pronto+este+ano.htm

0 comentários: