Um novo fármaco ajuda a manter um sistema imunitário saudável após um transplante

6 de maio de 2010

Um medicamento que modula o sistema imunitário ajuda o organismo a manter um sistema imunológico saudável após o transplante de um órgão, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde e Investigação Médica, em Nantes (França). A descoberta, publicada na revista "Science Translational Medicine ", poderia reduzir o uso de drogas imunossupressoras nos pacientes a longo prazo, muitos associados a efeitos secundários tóxicos.

Os investigadores explicam que reduzir a resposta imunológica normal do corpo em resposta à invasão por substâncias estranhas, a chamada imunossupressão, é necessário para evitar a rejeição de um órgão transplantado. Para o resto da sua vida, os pacientes transplantados tomam estes medicamentos poderosos para bloquear a resposta imune excessiva, que levaria à rejeição do órgão.

As células imunes chamadas células T controlam a aceitação ou rejeição do órgão. Estas importantes células são controladas por dois mecanismos: activação (CD28) e um inibidor.

Ao bloquear apenas o mecanismo de activação com um anticorpo específico para o CD28, os investigadores foram capazes de deixar intacto o mecanismo de inibição, conduzindo o equilíbrio do sistema imunológico do receptor em aceitar o órgão transplantado de forma neutra.

No seu estudo, a equipa liderada por Nicolas Poirier fez transplantes de rim ou de coração num grupo de macacos. Cada macaco recebeu doses convencionais de drogas imunossupressoras, com ou sem drogas que bloqueiam o mecanismo de CD28.

Os investigadores descobriram que cerca de três meses depois, a adição dos fármacos de bloqueio do mecanismo CD28 evitou tanto a rejeição crónica como aguda do órgão em macacos. Ao aumentar a acção de drogas imunossupressoras, estes agentes permitiram utilizar doses mais baixas e menos tóxicos de drogas imunossupressoras e manter no corpo as células T suficientes para manter um sistema imunológico saudável.

Fonte:
http://www.adn.es/lavida/20100204/NWS-0482-trasplante-mantener-farmaco-sistema-inmune.html

0 comentários: