UE adopta o modelo de doações e transplantes seguido em Portugal e Espanha

27 de maio de 2010

A UE decidiu seguir o exemplo bem sucedido de Espanha em transplantes de órgãos e adoptar um sistema comum baseado no modelo espanhol para regular, aumentar e melhorar estas operações. O Parlamento Europeu aprovou por larga maioria a nova directiva, e irá criar um quadro legal para facilitar as doações e transplantes no conjunto dos 27 países.
Também estabelece a criação de uma autoridade específica competente em cada país, que será responsável por garantir a qualidade e segurança doss transplante, como é feito em Espanha pela Organização Nacional de Transplantes e em Portugal pela ASST.

A directiva introduz ainda padrões mínimos de qualidade e segurança para transplantação na UE, com o objectivo de facilitar as doações "voluntárias e não remuneradas", e promover o intercâmbio de órgãos entre os Estados Membros, que têm um período de dois anos para adaptar a sua legislação nacional à directiva europeia. Espanha é, desde há muitos anos, líder mundial em transplantes de órgãos de cadáver.
 
Fonte: http://www.elcorreo.com/vizcaya/v/20100520/sociedad/adopta-modelo-trasplantes-espanol-20100520.html e http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=172987

0 comentários: