Os probióticos reduzem as perturbações intestinais relacionadas com a imunossupressão em pacientes com transplante renal

13 de maio de 2010

Os pacientes que tomam o imunossupressor micofenolato de mofetil (MMF, CellCept, Roche), após um transplante de rim verificaram uma grande melhoria nos sintomas de diarreia quando tratados com uma fórmula de probióticos multi-estirpe, segundo um estudo apresentado no Congresso Americano de Transplantes 2010, na reunião anual conjunta da Sociedade Americana de Cirurgiões de Transplante e da Sociedade Americana de Transplantes.

A imunossupressão levanta muitas vezes problemas gastrointestinais, incluindo a diarreia associada a imunossupressão. O MMF (Cellcept) está associado com uma taxa de problemas gastrointestinais como a diarreia e outros intestinais de quase 50%. Depois de um transplante de órgãos, os médicos são, por vezes forçados a alterar o regime de imunossupressão para acomodar esses problemas, o que pode levar a um aumento do risco de rejeição, disse William Marks, MD, PhD, director do Programa de Transplantes de Órgãos no centro médico sueco em Seattle, Washington, no momento do estudo, e actualmente director executivo da médica Alexion Pharmaceuticals, em Cheshire, Connecticut.

Os imunossupressores podem causar diarreia, alterando as populações microbianas no intestino, levando a uma redução nos ácidos gordos de cadeia curta. O Dr. Marks e os seus colegas investigaram se a ingestão de probióticos poderia restaurar o equilíbrio e fortalecer a macrobiótica para produzir ácidos gordos de cadeia curta.

Os indivíduos que receberam os probióticos reduziram severamente os sintomas de diarreia, e não apresentaram efeitos adversos.

"Isto foi um resultado bastante dramático - uma redução de 71,6% no risco de diarreia," disse o Dr. no seu relatório. Ele acredita que a fórmula de probióticos multi-estirpe pode apresentar melhores resultados face à fórmula de uma única estirpe.

Os probióticos "são algo que temos vindo a utilizar durante anos. Na Índia, fazem o iogurte em casa. [Com ele], é possível repovoar o trato gastrointestinal ", disse Muralikrishna Golconda, MD, MRCP, Professor de Medicina Interna da Universidade do Centro Médico da Califórnia.

“O inquérito é interessante. Se a dose do fármaco é reduzida (pela diarreia), o paciente está em maior risco de rejeição. Se podermos reduzir a diarreia, então podemos usar a dose integral do medicamento", acrescentou o Dr. Golconda.

Fonte: http://www.revistainfotigre.com.ar/2010/05/10/los-probioticos-reducen-la-diarrea-relacionada-con-la-inmunosupresion-en-pacientes-con-trasplante-renal/

0 comentários: