Cientistas descobrem pista para sucesso de transplante renal

31 de maio de 2010

Um grupo de cientistas europeus identificou uma série de marcadores sanguíneos em doentes renais transplantados que poderão ajudar a prever o grau de rejeição do novo órgão e, assim, identificar quais os doentes que necessitam de tratamento anti-rejeição mais agressivo, avança o site Tribuna Médica Press.


Segundo o estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, esta descoberta permitirá aos médicos definir um tratamento mais personalizado para os doentes transplantados e reajustar com maior precisão a quantidade de imunossupressores necessária para evitar a rejeição do órgão.

Os investigadores, liderados por Maria Hernandez-Fuentes, analisaram vários grupos de doentes submetidos a transplante renal na Europa, incluindo 11 doentes que deixaram de tomar imunossupressores após o transplante, sem ter ocorrido rejeição do rim.

A análise exaustiva ao sangue destes doentes permitiu identificar diferenças nos seus sistemas imunitários, indicando que possuem uma “tolerância natural” à intervenção.

“É possível que existam muitos mais doentes que poderiam reduzir ou até mesmo abandonar a medicação se pudéssemos averiguar se os seus sistemas imunitários são semelhantes ao destes pacientes”, afirmam os investigadores.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/news/8403/51/Cientistas-descobrem-pista-para-sucesso-de-transplante-renal.html

0 comentários: