A nuvem vulcânica interrompe a actividade de transplante na Europa

22 de abril de 2010

O encerramento do espaço aéreo sobre grande parte do norte da Europa central tem impedido a realização de transplantes de órgãos, porque muitos cirurgiões encontram-se no estrangeiro.

Hospitais britânicos cancelaram algumas operações porque os cirurgiões estão no estrangeiro. Por exemplo, o cirurgião Christine MacAndie do Hospital Royal Alexandria em Paisley, na Escócia, encontra-se em Oslo e teve que cancelar todas as suas operações agendadas até quinta-feira.

O Eurotransplant, órgão central para coordenar as doações de órgãos, disse, por seu lado, que os tecidos que normalmente são enviados por ar são agora transportados por via rodoviária. "O principal problema é transportá-los atempadamente", disse um porta-voz do Eurotransplant, disse Brigitte Lobbe desde a sede do grupo em Leiden, Holanda.

"Não se perdeu nenhum órgão, mas estamos tentando especificar em concreto os efeitos", disse ele. Cerca de 20 por cento dos órgãos doados ao Eurotransplant são enviados para outros países que não o país de origem. A organização inclui a Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Luxemburgo, Países Baixos e Eslovénia.

Henny Braund, director-executivo da ONG britânica Anthony Nolan Trust, que procura candidatos para transplante de medula óssea, informou que pelo menos 16 pacientes britânicos foram afectados, incluindo uma mulher que aguarda a chegada de células da medula do Canadá.

"Foi um pesadelo. Temos as células paradas na América do Norte, enquanto os pacientes britânicos permanecem em isolamento, à espera do transplante", disse Braund.


Fonte: http://www.adn.es/lavida/20100419/NWS-2089-Europa-trasplantes-actividad-volcanica-trastoca.html

0 comentários: