Teste à urina detecta se rim transplantado será rejeitado

11 de janeiro de 2010

Investigadores da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) descobriram que é possível identificar, através de um exame de urina, a predisposição de pacientes transplantados renais a desenvolver fibrose no enxerto.

A fibrose é um processo natural de cicatrização do organismo que ocorre em reacção a uma lesão ou trauma, e é o principal factor que pode levar à rejeição crónica e à perda dos rins transplantados. Ao detectarem factores que darão origem à fibrose, os médicos podem tentar tratamentos para evitá-la.

Uma das pesquisas do grupo da Unifesp avaliou 92 pacientes transplantados renais e mostrou que praticamente metade deles apresentou índice elevado de RBP (Retinol Binding Protein) na urina, uma proteína que indica se a pessoa tem predisposição à fibrose. Análises posteriores indicaram que muitos desses pacientes apresentaram rejeição crónica.

Num outro estudo, ainda em curso, observou-se que é possível tratar esses pacientes antes que ocorra a fibrose e a perda do rim transplantado, segundo Álvaro Pacheco e Silva Filho, professor de nefrologia na Unifesp e coordenador do laboratório de imunologia clínica e experimental.

«Seguimos dois grupos durante um ano. Naquele em que modificamos a medicação, conseguimos melhorar o nível da proteína e a função dos rins. No outro, em que a medicação não foi modificada, a função dos rins piorou e o marcador [RBP] continuou alto», afirmou.

Hoje, só é possível identificar a ocorrência da fibrose através de uma biopsia, que é feita quando o órgão já está com a função comprometida, com poucas hipóteses de cura e risco elevado de perda do rim.

«Não adianta detectar o problema e não conseguir resolvê-lo. Agora podemos saber precocemente a probabilidade de o órgão apresentar fibrose e modificar isso», explica Silva Filho, da Unifesp.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=423126&page=1 e http://www.rcmpharma.com/news/5704/51/Teste-a-urina-preve-risco-de-rejeicao-de-rim-transplantado.html

0 comentários: