Exercício físico em doentes em hemodiálise

2 de dezembro de 2009

Desde 2001 que não goza férias e, durante três anos, a sua vida foi um autêntico corrupio. No meio de um doutoramento, uma especialidade e o emprego, o enfermeiro André Novo desdobrava-se entre León (Espanha), Porto e Bragança. Hoje, e com apenas 26 anos, é um dos mais recentes doutorados no País, tendo concluído a formação em Ciências da Actividade Física e Desporto na Universidade de León, no passado mês de Outubro. Um diploma que veio juntar-se ao de especialista em Reabilitação, conseguido, em Janeiro deste ano, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.


"Optei por essa área porque estava ligado ao desporto. Comecei a ficar interessado relativamente a doentes hemodialisados, nomeadamente insuficientes renais crónicos", recordou André Novo. Assim, desenvolveu um projecto associado a doentes hemodialisados numa clínica em Mirandela. "É tentar descobrir de que forma se pode melhorar a qualidade de vida dos utentes", justificou o profissional de saúde. Assim sendo, e uma vez que já estava ligado a esta temática e como padece de um pequeno problema renal, André Novo propôs avançar com uma investigação que avaliasse o impacto da actividade física em pessoas com insuficiência renal.


"Era praticamente uma novidade a nível internacional, sendo que havia muito pouca coisa a nível de intervenção. Eu queria era estudar de que forma o exercício influenciava estes doentes e, assim, começou a desenhar-se este projecto de investigação que se veio concretizar", salientou. Assim sendo, ao longo de 14 semanas, e depois de efectuados alguns exames, era implementado um plano de exercício adaptado a cada utente. No final desse período eram repetidos os testes. Segundo o enfermeiro, com este projecto de investigação, foi possível comprovar que "o treino que desenvolvemos, exclusivamente aeróbico, produziu uma clara melhoria na capacidade ambulatória dos utentes. Começaram a deslocar-se de uma forma mais rápida e eficaz", salientou.


Fonte: http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=293&id=13038&idSeccao=2639&Action=noticia


Saiba mais:

Conheça o Enf. André Novo: http://andrenovo.blogspot.com/

1 comentários:

André Novo disse...

obrigado pela referência e força para este projecto!!