A Diálise explicada às Crianças

9 de dezembro de 2009

Quando os pais são confrontados com a necessidade de um filho seu ter que iniciar tratamentos de diálise, muitas vezes nem eles próprios sabem o que isso significa. Os médicos muitas vezes falam em termos muito técnicos, difíceis de penetrar e, mais ainda, difíceis de transmitir às crianças pequenas.

Aqui está uma explicação mais simples, que pode ser facilmente adaptada a crianças mais novas ou mais crescidas, com o objectivo de que possam perceber melhor o que se passa com o seu corpo e a aceitarem melhor esta mudança.

«Quem é que não gosta de nadar numa piscina fresquinha e azulinha? Mergulhar na água transparente, boiar como um nenúfar, ou nadar como um tubarão... Mas imagina que a água não era transparente ou não estava limpa... Se estivesse cheia de folhas, terra, cabelos e insectos... Que nojo!!! Ficava o tubarão bem triste...

Provavelmente, irias querer limpar a piscina antes de mergulhar. E talvez ter a certeza que a piscina tem um filtro que impede a terra e as folhas de sujarem a água.


Os Rins e Para Que Servem
E é mais ou menos esse o trabalho que os rins fazem. Os rins têm o tamanho de uma mão fechada e o feitio de um feijão. Estão no fundo das costas, por baixo das costelas.

Quando o desperdício da nossa alimentação e das nossas actividades diárias se vai acumulando no sangue, os rins actuam como um filtro, para limpar o "lixo" do nosso sangue. Depois juntam esse "lixo" à água em excesso, criando a urina - que é isso mesmo, água misturada com desperdício. A urina vai para a bexiga, a qual esvaziamos quando fazemos chichi. Adeus lixo!!

Quando os Rins não Funcionam Bem
Para além de removerem o desperdício da corrente sanguínea, os rins também produzem e regulam hormonas e outros produtos químicos no nosso organismo. Quando os rins não funcionam bem, o nosso corpo pode ficar com alguns problemas, tais como

  • problemas nas articulações
  • dores no corpo
  • cansaço
  • problemas nos ossos
  • comichão
  • problemas
  • perturbações do sono
  • anemia, que significa que o número de glóbulos vermelhos ou a hemoglobina são demasiado baixos

O que é a Diálise?
Quando os rins de uma pessoa já não funcionam bem e não conseguem melhorar, diz-se que a pessoa tem uma doença renal crónica. O médico poderá dizer que os rins estão a falhar. Significa que não estão a funcionar bem e a pessoa precisa de ajuda. A pessoa poderá estar a perder peso ou a sentir-se cansada e doente. A diálise é uma forma de tratamento que se encarrega do trabalho de filtrar o sangue. Através da diálise, a pessoa encontra-se ligada a um sistema de filtragem artificial, que remove o desperdício do sangue.

Como é que a Diálise funciona?
Existem dois métodos de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal. A hemodiálise utiliza uma máquina filtradora para remover o desperdício e os líquidos do sangue. Na diálise peritoneal, a filtragem é feita através de um revestimento que existe naturalmente na barriga da pessoa! A maior parte das crianças que precisam de diálise fazem este tipo.

Na hemodiálise, o sangue da pessoa viaja por uns tubos até uma máquina, a qual remove o desperdício e os líquidos acumulados. O processo costuma demorar 4 horas e tem que ser feito 3 vezes por semana, numa clínica de hemodiálise ou num hospital. Algumas pessoas preferem aprender todo o processo e conseguem fazê-lo em casa.

No entanto, o processo mais comum nas crianças é a diálise peritoneal, que utiliza uma máquina que se encarrega de introduzir um líquido chamado dialisado na barriga da pessoa. Faz este processo cerca de 8 a 12 vezes por noite. À medida que o sangue flui naturalmente através dos vasos sanguíneos da barriga, os líquidos e os desperdícios acumulados passam do sangue para o dialisado. Ou seja, o dialisado limpa o sangue e repõe o equilíbrio químico do organismo. Ao fim de cerca de 1h de permanência, a máquina drena o dialisado da barriga.

Algumas crianças conseguem dormir durante o tratamento. Se acharem desconfortável ou inconveniente, pode-se arranjar um outro tipo alternativo de diálise, que se faz durante o dia. As boas notícias é que, no fim do tratamento, o nível de líquidos no organismo está equilibrado e o desperdício já foi removido!

Outras Opções

Nalguns casos, uma criança pode receber um rim novo. A isto se chama um transplante, que significa receber um órgão vindo de outra pessoa. Esta operação pode ser uma grande ajuda para uma criança com uma doença renal, porque depois da cirurgia já não precisarão de fazer diálise.

Mas as crianças que precisam de diálise têm vindo a beneficiar das inovações tecnológicas. As máquinas de diálise são cada vez mais pequenas e fáceis de utilizar, o que significa que se torna mais fácil para as crianças com insuficiência renal terem uma vida normal e fazerem as mesmas coisas que os seus amigos fazem.

Lembra-te sempre: A diálise faz parte da tua vida, mas não é a tua vida, nem te define!

Traduzido e adaptado de: http://kidshealth.org/PageManager.jsp?dn=KidsHealth&lic=1&ps=307&cat_id=112&article_set=22047

0 comentários: