Estudo refere que 60% dos transplantados renais sofre de anemia

26 de novembro de 2009

Um estudo multicêntrico, publicado na revista "Transplantation", refere que 60% dos pacientes transplantados de rim sofrem de anemia em algum momento no pós-transplante.

O chefe do serviço de nefrologia do Hospital Marqués de Valdecilla de Santander, Manuel Arias, refere que nesta questão referem-se a anemia associada ao enxerto, que muitas vezes é relegada para segundo plano quando comparada com a imunosupressão e a rejeição. "É de importância fundamental prestar a máxima atenção a todas aquelas questões que acompanham um transplante e que podem causar sintomas que diminuem a qualidade de vida destes pacientes e se repercutem na morbilidade cardiovascular a longo prazo", defendeu.

De facto, salientou que o transtorno associado à anemia, e que se pode curar depois de diagnosticado, deixou já evidências na literatura médica de que é um marcador claro da diminuição da função renal e, a longo prazo, da diminuição da sobrevivência do enxerto e do próprio paciente.

"A anemia entendida no contexto do doente transplantado, comporta complicações importantes que devem gerar um alerta para o médico", salientou o chefe do Serviço de Nefrología do Hospital Bellvitge, L'Hospitalet (Barcelona), Josep Grinyó. Neste sentido, apresentou a actualização "Anemia em Transplantes", que recolhe as mais recentes actualizações no tratamento deste problema. Trata-se de uma "ferramenta fundamental" para o professional que há-de tratar com a complexidade que exigem estes pacientes, salientou Grinyó, que explicou ainda que, graças aos esforços realizados nos últimos anos para actualizar a informação das comorbilidades que sofrem os pacientes transplantados, tem-se conseguido um diagnóstico precoce.

Fonte: http://www.europapress.es/salud/noticia-60-pacientes-trasplantados-rinon-sufre-anemia-estudio-20090630173056.html

0 comentários: