Recomendações para a vacinação contra a Varicela
20 de outubro de 2009
Em Portugal a vacina da varicela não está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV), mas está autorizada pelo INFARMED e disponível para prescrição médica. Foi neste contexto que a Sociedade de Infecciologia Pediátrica (SIP), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), organizou um workshop sobre a vacina contra a varicela, cujas conclusões são apresentadas num documento (disponível aqui) e que pretendem servir de orientação para a sua utilização no nosso país.
Salientamos as conclusões mais importantes para as nossas crianças, nomeadamente as que estão em fase de pré-transplante renal:
- O vírus da vacina da varicela pode causar infecções graves no imunodeprimido.
- A utilização da vacina da varicela pré transplante de órgão sólido pode reduzir a morbilidade nesta população pediátrica e conduzir a benefícios consideráveis para as familias e sistemas de saúde. Há no entanto uma necessidade real para que o impacto da sua utilização neste grupo de crianças seja monitorizado.
- A SIP recomenda que a vacina da varicela seja administrada em: adolescentes (11-13 anos) e adultos susceptíveis. Grupos de risco: indivíduos não imunes em ocupações de alto risco (trabalhadores de saúde, professores, trabalhadores de creches e infantários), mulheres não imunes antes da gravidez, pais de criança jovem, não imunizados, adultos ou crianças que contactam habitualmente com doentes imunodeprimidos. A vacinação pré transplante renal e na criança com infecção VIH com contagem de CD4 ≥
15% pode ser considerada, preferencialmente incluída num plano de vigilância que permita aferir a sua tolerância e eficácia.
Fonte: http://www.spp.pt/UserFiles/File/Seccao_Infecciologia/VARICELA_SIP-04%20AGO-09[1].pdf
0 comentários:
Enviar um comentário