Lista de prioritários para vacina por aprovar

28 de setembro de 2009

Os transplantados querem ser incluídos na lista de portugueses prioritários para receber a vacinação, que ainda não foi aprovada.

A lista dos doentes prioritários, que irá definir quem tomará primeiro a vacina, ainda não foi aprovada. Mas, Graça Freitas, da Direcção-Geral de Saúde (DGS), garantiu ao DN que a homologação da lista será feita em breve. Certo é que os doentes transplantados querem estar nessa lista dos portugueses prioritários para vacinação contra a gripe A.

E a Associação dos Doentes Renais do Norte de Portugal assegura que o Ministério da Saúde já lhes prometeu, apesar de informalmente, que haverá reservas das vacinas para eles. A garantia foi dada ao DN pelo Presidente da Associação, José Fernando Gouveia, segundo o qual ainda não ocorreram reuniões oficiais entre a associação e a Direcção-Geral de Saúde. Mas sublinha que "houve contactos entre as duas entidades", tendo-lhes sido dito que a inclusão dos doentes renais (que façam diálise e sejam transplantados) na lista "estaria garantida". Ainda esta semana, conta, esteve informalmente com secretário de Estado da Saúde, que lhe deus essas garantias.

"Estes doentes têm as defesas em baixo porque tomam medicamentos para que o seu corpo não rejeite o órgão que recebe", esclarece Maria João Aguiar, coordenadora nacional da colheita de órgãos, considerando inevitável que estes doentes sejam prioritários.

Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1370750


Entretanto, na passada 6ª feira foi anunciado pela farmacêutica GlaxoSmithKline que as primeiras vacinas contra a gripe A (H1N1) vão chegar a Portugal a partir de 12 de Outubro, sendo as entregas faseadas semanalmente e em proporção à encomenda total feita.

Fonte: http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5hCEyxiUgTQZXRVGfT-HiU87KqkNg

0 comentários: