Gripe já está a fazer a colheita baixar
14 de setembro de 2009
O aumento do número de casos de gripe A em Portugal já está a fazer a colheita de órgãos cair. De acordo com Maria João Aguiar, coordenadora nacional das unidades de colheita da ASST, "já houve uma redução em Julho, mas deverá baixar mais", alerta.
A responsável manifestou-se muito preocupada com a pandemia da gripe A, que, naturalmente, tem afectado os hospitais de todo o mundo. "Em causa estão as alterações que tiveram de ser feitas ao circuito das urgências hospitalares. E com o aumento de casos, é natural que haja mais pessoas internadas e a ocupar camas das unidades de cuidados intensivos", refere.
Sendo a transplantação e a colheita de órgãos áreas muito sensíveis, e com flutuações anuais que podem ser significativas, Maria João Aguiar teme que se perca o foco nesta actividade, que implica dedicação total para que não se perca um dador.
No final de Abril, a ASST emitiu e enviou uma circular informativa relacionada com a gripe A a todos os gabinetes de colheita e transplantação de órgãos, células ou tecidos. Nessa altura, por uma questão de prevenção, passaram a ficar excluídos da dádiva todos os dadores com sintomas de gripe ou que tenham estado em países onde tenham sido identificados casos de gripe.
Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1329913
0 comentários:
Enviar um comentário