Dádiva cruzada de rins vai arrancar em 2009

21 de setembro de 2009

Portugal deverá arrancar ainda este ano com a doação cruzada de órgãos em vida, no âmbito dos transplantes renais. Esta é uma solução que já é aplicada em países como Espanha e que permite resolver problemas de incompatibilidade nos transplantes.

Na dádiva em vida, pode acontecer que a pessoa que necessita de um órgão não encontre dador compatível entre os familiares, cônjuges ou amigos (se for o caso). A situação pode repetir-se noutra zona do País. "Podemos encontrar pares de dadores no País e permitir que façam a troca uns com os outros, se forem compatíveis, diz ao DN Maria João Aguiar, da ASST.

Como esta situação não está prevista na lei, está a ser "estudado neste momento um projecto de doação cruzada. Estamos a preparar um protocolo entre a ASST e as unidades de transplante renal", avança. A responsável refere que "há muitas situações em que os dadores em vida não são compatíveis com os receptores e nós podemos tornar os transplantes possíveis", avança.

Morais Sarmento, o presidente da Sociedade Portuguesa de Transplantação, refere que este será "um bom avanço, porque vai permitir a doação em casos que não eram permitidos pela lei". No entanto, "não acredito que vá haver uma aumento significativo dos transplantes por causa disso", refere.

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1329903

0 comentários: