Medicação e Nutrição, os principais problemas das crianças com transplante renal

13 de julho de 2009

A inadequada nutrição e o fraco conhecimento da medicação por parte das crianças transplantadas renais e dos seus familiares são os principais problemas descritos por nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos próximos a estes pacientes num estudo tornado público pelo Hospital Vall d'Hebron de Barcelona.

O trabalho multidisciplinar, com o apoio financeiro da Associação Espanhola de Transplantes (AET), centrou-se no estabelecimento de protocolos para fazer frente às repercussões pessoais e familiares que este perfil de pacientes sofre na origem da doença e que condicionam os seus estilos de vida.

Um dos aspectos que o estudo dedicou especial interesse foi na investigação psicológica, centrada nos transtornos pessoais e, por extensão, familiares que derivam de uma doença crónica deste alcance.

A dificuldade na adaptação escolar, agravada pelo absentismo escolar, as limitações físicas, os internamentos hospitalares frequentes, assim como os obstáculos para manter umas relações sociais normais são algumas das repercussões que afectam a criança transplantada.

Fonte: http://www.europapress.es/catalunya/barcelona-00376/noticia-medicacion-nutricion-principales-problemas-ninos-trasplante-renal-20090602181244.html

0 comentários: